Projeto ‘Reciclar na Rede’ é direcionado à comunidade escolar para reaproveitamento do lixo e vai beneficiar cooperativas de reciclagem
POR GIRLANE RODRIGUESReuniões sobre a implantação começaram em 2021 – Foto: divulgação
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. A frase do filósofo romano Sêneca se encaixa no atual contexto de Campos, no qual a Prefeitura está implantando nas escolas de nível fundamental o programa de coleta seletiva. A separação e destinação corretas do lixo não são hábitos dos brasileiros. São feitas apenas por parte deles. Levar a prática para a escola é como enraizar a cultura para que ela seja praticada por toda a vida, influenciando as demais gerações e promovendo consciência ambiental.
Com o início das aulas, em 7 de março, o Projeto ‘Reciclar na Rede’ será implantado em 27 escolas e até o fim do ano já estará funcionando em 60, em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente (Spumma), com participação da Secretaria de Serviços Públicos e da empresa Vital.
O objetivo é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.
“Cerca de 30 mil alunos serão beneficiados nessas 60 unidades, sendo 15 mil na primeira etapa. No final do ano, vamos premiar a escola que mais se empenhar. Não apenas alunos e profissionais da educação serão envolvidos, mas também familiares e toda a comunidade escolar”, explicou o subsecretário de Educação, Frederico Rangel.
A coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, afirmou que todas as áreas do conhecimento serão trabalhadas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. “Vamos promover oficinas, palestras, capacitações, gincanas, dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais. Os alunos poderão entender exatamente o caminho que percorre o lixo e conhecer todo o processo de descarte e reciclagem”, explicou Ísis.
Como vai funcionar
O gerente de Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, José Orvílio, explicou que as unidades selecionadas receberão um contêiner de mil litros e funcionarão como Pontos de Coleta Seletiva para entrega voluntária de resíduos recicláveis. “O caminhão irá passar duas ou três vezes por semana em cada escola. A ideia é fazer com que a coleta seletiva gere conscientização e a comunidade escolar seja multiplicadora das informações recebidas”, comentou. O lixo reciclável recolhido será distribuído igualmente para as cooperativas de material reciclado.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Spumma, Júlio Carlos Junior, será feita uma contagem de quantos contêineres cada escola irá recolher para a premiação final. “Ficaremos responsáveis pelas palestras e oficinas, e ajudaremos a desenvolver o trabalho na prática em cada unidade”, informou Júlio, que é coordenador do Centro de Educação Ambiental Prata Tavares.
Aprovação
A gestora ambiental e jornalista Andressa Alcoforado aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É importante quando a gente vê a preocupação com a educação ambiental e a triagem do lixo para não sobrecarregar o aterro sanitário e também pensando no meio ambiente como um todo. Precisamos entender que lixo é dinheiro. Quase 90% dos materiais podem retornar para a indústria ou ter outra destinação como artesanato ou um novo processamento”, disse.
Escolas contempladas na primeira etapa
Creche Escola Sagrada Família
Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz
E. DR. Alcindor de Moraes Bessa
Escola Municipal Maria Lúcia
E. M. Custódio Siqueira – CIEP 056
Professora Carmem Sylvia Carneiro – CIEP 144
Escola Municipal Prof. Walter Siqueira Manhães
CIEP Arnaldo Viana – CIEP 481
Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva
Escola Santo Antônio
Escola Municipal Dr. Luís Sobral
Centro Educacional 29 de Maio
CIEP Clovis Tavares – CIEP 461
Escola Municipal Custódio Generoso Vieira
Escola Municipal Senador José Carlos Pereira Pinto
Escola Pequeno Jornaleiro
Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos
Rotary
Escola José do Patrocínio
Escola Prof. Wilmar Cava Barros
Escola Francisco de Assis
Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa
Escola Prisco de Almeida
Escola Lions Goitacá
Escola Branca Peçanha Ferreira
Escola Municipal Frederico Paes Barbosa
Escola Lions.
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”. A frase do filósofo romano Sêneca se encaixa no atual contexto de Campos, no qual a Prefeitura está implantando nas escolas de nível fundamental o programa de coleta seletiva. A separação e destinação corretas do lixo não são hábitos dos brasileiros. São feitas apenas por parte deles. Levar a prática para a escola é como enraizar a cultura para que ela seja praticada por toda a vida, influenciando as demais gerações e promovendo consciência ambiental.
Com o início das aulas, em 7 de março, o Projeto ‘Reciclar na Rede’ será implantado em 27 escolas e até o fim do ano já estará funcionando em 60, em uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente (Spumma), com participação da Secretaria de Serviços Públicos e da empresa Vital.
O objetivo é promover a educação ambiental através da coleta seletiva, com foco na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; promover a inclusão social através da reciclagem; e maior conscientização dos alunos referentes à limpeza pública e a destinação correta dos resíduos gerados nas escolas, nas residências e nas vias públicas.
“Cerca de 30 mil alunos serão beneficiados nessas 60 unidades, sendo 15 mil na primeira etapa. No final do ano, vamos premiar a escola que mais se empenhar. Não apenas alunos e profissionais da educação serão envolvidos, mas também familiares e toda a comunidade escolar”, explicou o subsecretário de Educação, Frederico Rangel.
A coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, afirmou que todas as áreas do conhecimento serão trabalhadas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física. “Vamos promover oficinas, palestras, capacitações, gincanas, dinâmicas, alternando entre atividades virtuais e presenciais. Os alunos poderão entender exatamente o caminho que percorre o lixo e conhecer todo o processo de descarte e reciclagem”, explicou Ísis.
Como vai funcionar
O gerente de Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, José Orvílio, explicou que as unidades selecionadas receberão um contêiner de mil litros e funcionarão como Pontos de Coleta Seletiva para entrega voluntária de resíduos recicláveis. “O caminhão irá passar duas ou três vezes por semana em cada escola. A ideia é fazer com que a coleta seletiva gere conscientização e a comunidade escolar seja multiplicadora das informações recebidas”, comentou. O lixo reciclável recolhido será distribuído igualmente para as cooperativas de material reciclado.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Spumma, Júlio Carlos Junior, será feita uma contagem de quantos contêineres cada escola irá recolher para a premiação final. “Ficaremos responsáveis pelas palestras e oficinas, e ajudaremos a desenvolver o trabalho na prática em cada unidade”, informou Júlio, que é coordenador do Centro de Educação Ambiental Prata Tavares.
Aprovação
A gestora ambiental e jornalista Andressa Alcoforado aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É importante quando a gente vê a preocupação com a educação ambiental e a triagem do lixo para não sobrecarregar o aterro sanitário e também pensando no meio ambiente como um todo. Precisamos entender que lixo é dinheiro. Quase 90% dos materiais podem retornar para a indústria ou ter outra destinação como artesanato ou um novo processamento”, disse.
Escolas contempladas na primeira etapa
Creche Escola Sagrada Família
Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz
E. DR. Alcindor de Moraes Bessa
Escola Municipal Maria Lúcia
E. M. Custódio Siqueira – CIEP 056
Professora Carmem Sylvia Carneiro – CIEP 144
Escola Municipal Prof. Walter Siqueira Manhães
CIEP Arnaldo Viana – CIEP 481
Escola Municipal Professora Sebastiana Machado da Silva
Escola Santo Antônio
Escola Municipal Dr. Luís Sobral
Centro Educacional 29 de Maio
CIEP Clovis Tavares – CIEP 461
Escola Municipal Custódio Generoso Vieira
Escola Municipal Senador José Carlos Pereira Pinto
Escola Pequeno Jornaleiro
Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos
Rotary
Escola José do Patrocínio
Escola Prof. Wilmar Cava Barros
Escola Francisco de Assis
Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa
Escola Prisco de Almeida
Escola Lions Goitacá
Escola Branca Peçanha Ferreira
Escola Municipal Frederico Paes Barbosa
Escola Lions.
Fonte: AsCom
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