terça-feira, 31 de maio de 2022

Wladimir anuncia ponte que vai ligar duas margens do balneário Lagoa de Cima

Iniciativa faz parte de um projeto de 37 pontes, a maioria nas áreas rurais para escoamento de produção agrícola
 Por Coluna do Balbi
 

Prefeito Wladimir Garotinho

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, anunciou na Câmara de Dirigentes Lojistas na segunda-feira (30) a construção de uma ponte que vai mudar a dinâmica e o perfil de um dos mais belos cartões postais turísticos do município: Lagoa de Cima.

A ponte vai unir os dois lados da Lagoa, e faz parte de um projeto de 37 pontes, sendo 36 nas áreas rurais para escoamento de produção agrícola. Obras da competente Secretaria de Agricultura.
 

Trecho da Lagoa de Cima, em Campos dos Goytacazes

Fonte:Terceira Via


RIOCAP: TODA SEMANA UM SHOW DE PRÊMIOS EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ



SMEC reúne coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino para atualização de orientações

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) reuniu os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, objetivando atualizar as orientações. O encontro aconteceu na sede do órgão, sendo conduzido pela equipe da Coordenação-Geral da SMEC: Kíssila Sobrinho, Gustavo Terra, Amanda Passalini e Katia Alves.

Durante a reunião, que teve a participação de todos os coordenadores dos Ensinos Fundamental I e II (anos iniciais e finais), houve o repasse do cronograma do 2º bimestre, realizada abordagem a respeito dos projetos de leitura, reforço escolar, currículo mínimo, cronograma de reuniões com funcionários, professores e pais, além de destacada a importância do foco nas ações pedagógicas.

Kíssila revelou ter sido um momento único de muita troca de conhecimento teórico-prático, de vivências, de expectativas e de integração entre os coordenadores de todos os segmentos.

“A unidade que se estabelece na equipe pedagógica reflete a previsão de um ano de sucesso. Precisamos cada dia oferecer o melhor de nós. Já obtivemos muitos resultados positivos e continuaremos focados como equipe técnico-pedagógica para o desenvolvimento do bem maior da educação dos alunos”, disse a coordenadora-geral dos anos iniciais.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos elogiou o bom desenvolvimento pedagógico. “Desejo que todos continuem firmes e felizes nesta caminhada grandiosa. Estamos com uma equipe pedagógica maravilhosa e comprometida. Vamos além, pois temos muito a fazer por nossos alunos. Conto com a parceria de todos vocês. Obrigada pelo empenho e dedicação! Seguimos juntos, por uma Educação de qualidade”.

Já o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, demonstrou contentamento com o resultado positivo. “O nosso objetivo é nos aprofundar cada vez mais no universo do aperfeiçoamento e aprendizagem. Vocês coordenadores são os fiscais nas escolas. Confio em todos e estou à disposição para tudo que precisarem. Levemos os nossos conhecimentos adiante aos nossos alunos, professores e nunca guardemos para nós aquilo que sabemos. Parabéns a todos!”, finalizou.

AsCom


20ª Festa dos Pescadores atrai grande público em Guaxindiba


Após dois anos suspensa devido a pandemia, a 20ª edição da Festa dos Pescadores aconteceu no último final de semana e atraiu grande público em Guaxindiba, São Francisco de Itabapoana (SFI). O evento foi promovido pela prefeitura na Praça dos Pescadores.

“Foi um momento de confraternizar o ano de trabalho e homenagear essa importante profissão. Além de recebermos moradores de cidades como Macaé e Rio das Ostras, as famílias de nosso município também compareceram ativamente”, observou o subsecretário municipal de Pesca, João Da Ótica. Ele destacou que, por meio da coordenação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, diversos órgãos foram mobilizados para que a festa acontecesse. A organização também contou com o apoio da Colônia de Pescadores Z-1.

Uma das novidades desta edição foi o espaço “Delícias da Pesca”, onde foram vendidos pratos típicos com ingredientes oriundos do setor pesqueiro, uma oportunidade para contribuir para os ganhos de quem trabalha na área.

A programação foi bem diversificada com culto ecumênico, atividades esportivas, brincadeiras na orla e shows. O tráfego e a segurança no local foi supervisionado pela Guarda Civil Municipal, Empresa Municipal de Trânsito e Polícia Militar.









 AsCom


SFI participa da solenidade de posse da nova presidência da Aemerj


Representando a prefeita Francimara Barbosa Lemos, o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, esteve na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), que passa a ser presidida pelo prefeito de Miguel Pereira, André Português. O evento aconteceu no Palácio Guanabara, na sexta-feira (27), com a presença do governador Cláudio Castro e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, entre outras autoridades.

“O fortalecimento dos municípios é fundamental para que o Estado do Rio de Janeiro seja forte e atinja o desenvolvimento. A Aemerj representa as cidades fluminenses e nós estamos aqui para que SFI possa ser inserido neste contexto, a fim de que a nossa população tenha a garantia de alcançar todas as conquistas possíveis através do poder público municipal, principalmente por intermédio das parcerias com os governos Estadual e Federal”, ressaltou Raliston.

A Aemerj, que tem 23 anos de existência, é uma entidade municipalista, sendo gerida por prefeitos fluminenses. Sua missão principal é o fortalecimento dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando os espaços de diálogos democráticos e a busca de soluções sustentáveis para a melhoria das cidades fluminenses.

AsCom


Cartão Goitacá lançado nesta terça vai beneficiar três mil famílias

 

Prefeitura de Campos / César Ferreira - Subcom Campos
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, lança, nesta terça-feira (31), às 14h, no Palácio da Cultura, o Cartão Goitacá, programa de transferência de renda. O benefício de R$ 200 integra o Campos com Você, que amplia a rede de proteção social. A primeira fase do programa vai contemplar cerca de três mil famílias que já são cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas do Governo Federal) e a previsão é alcançar 10 mil até dezembro.

A secretaria divulgará, mensalmente, a lista dos beneficiários nos sites oficiais (Prefeitura e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social) e, nesta primeira fase, os nomes serão divulgados nesta terça-feira (31). Os cartões serão entregues durante os próximos dias nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Segundo o secretário, Rodrigo Carvalho, não é necessário fazer inscrição para recebimento do benefício. “É utilizada a base de dados do CadÚnico. As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, explicou.

Segundo a lei, a concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica. Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). A lei, também, foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social.

“Todos os contemplados são acompanhados pelos técnicos. Além dos dados do CadÚnico, as assistentes sociais emitem o parecer social”, ressaltou Rodrigo.

Fmanhã


PRF recupera em Campos carro roubado há sete anos em Nova Iguaçu

Mário Sérgio Junior 
 

  Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou em Campos um carro roubado há sete anos em Nova Iguaçu. A abordagem aconteceu na tarde dessa segunda-feira (30), no km 82 da BR 101. Segundo a PRF, o Fiat Uno Vivace, vermelho, apresentava indícios de adulteração de seus sinais identificadores. O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia, do Centro de Campos. Ainda de acordo com a PRF, o condutor do veículou informou que teria adquirido o automóvel há cerca de um ano. Em consulta ao sistema da PRF, os policiais constataram haver um registro de roubo/furto para o veículo, com data de 16 de outubro de 2014, no município de Nova Iguaçu.

Fmanhã


Câmara vota pedido de destituição do presidente e vice nesta terça

Arnaldo Neto 
Câmara de Campos / Genilson Pessanha 


A Câmara de Campos vota nesta terça-feira (31), a partir das 17h, o pedido formulado pela oposição no final de março (aqui) para destituição do presidente da Casa, Fábio Ribeiro (PSD), e do vice, Juninho Virgílio (União). A comissão processante, constituída por sorteio pelos vereadores Kassiano Tavares (PSD), Álvaro Oliveira (PSD) e Marcione da Farmácia (União), entregou o relatório na última semana e, como prevê o regimento do Legislativo goitacá, a análise acontece na primeira sessão ordinária subsequente à entrega. A dúvida fica em relação a quem pode ou não votar no relatório, que tende a sinalizar pela improcedência das denúncias de “ilegalidade” e “abuso de autoridade” na condução da eleição da Mesa Diretora, do dia 15 de fevereiro, na qual o líder da oposição, Marquinho Bacellar (SD), chegou a ser proclamado vencedor, mas, posteriormente, a votação foi anulada.
A grande dúvida para a sessão fica em relação a qual vereador pode ou não votar no processo de destituição. A Procuradoria da Casa chegou a ser acionada, de forma opinativa, mas a decisão da comissão só será conhecida na leitura do parecer. Ponto pacífico, ao que parece, está no artigo 34 do regimento: “O membro da Mesa envolvido nas acusações não poderá presidir nem secretariar os trabalhos, quando e enquanto estiver sendo apreciado o parecer da Comissão Processante ou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, estando igualmente impedido de participar de sua votação”. Desta forma, Fábio, Juninho e Maicon Cruz (PSC) não poderiam presidir os trabalhos, nem votar no parecer.
A outra dúvida é com relação ao voto dos outros denunciantes. Há quem defenda, por analogia, a aplicação das normas do regimento utilizadas em caso de cassação: “Se o denunciante for Vereador, ficará impedido de votar sobre a denúncia e de integrar a Comissão Processante, podendo, todavia, praticar todos os atos de acusação”. Outra analogia levantada é com o rito processual do país, já que, por exemplo, o Ministério Público, como acusador, não tem poder de decisão sobre a sentença. Desta forma, os 13 denunciantes, mais os dois acusados, estariam impedidos.

Leitura do pedido de destituição, em 29 de março de 2022 / Folha da Manhã
O que acontece nesta terça? — A votação tem regras que devem ser seguidas e que não há duvidas quanto a elas. Pelo regimento, “cada vereador disporá de 15 minutos, exceto o relator (Álvaro Oliveira) e o acusado ou os acusados (Fábio e Juninho), cada um dos quais poderá falar durante 60(sessenta) minutos, sendo vedada a cessão de tempo”. A tendência é que o parecer seja pela improcedência das denúncias. Se o relatório for aprovado por maioria simples, o processo é arquivado.
Caso o relatório seja reprovado, será encaminhado à comissão de Constituição e Justiça da Casa, que dentro de três dias deverá emitir um novo parecer que conclua por projeto de resolução propondo a destituição do acusado ou acusados. Esse parecer novo volta ao plenário da Câmara, e exige o aval de 2/3 dos membros da Casa para ser aprovado.

Cálculos — A grande dúvida em relação ao placar da votação fica por conta da incerteza quanto ao entendimento que será aplicado no plenário. Caso sejam impedidos somente os vereadores da Mesa envolvidos no caso, entre os acusados e os acusadores, serão 22 aptos a votar — excluídos Fábio, Juninho e Maicon. Já se o entendimento for de que os acusados e os 13 acusadores estejam impedidos, serão somente 10 aptos a votar, todos eles vinculados à base governista.
A discussão sobre o entendimento do regimento promete esquentar o debate na Câmara.

Fábio apontou tranquilidade
 

 Fábio em entrevista ao Folha no Ar / Genilson Pessanha Em entrevista ao Folha no Ar do dia 13 de maio, o presidente da Câmara de Campos, Fábio Ribeiro, comentou sobre o processo de destituição e demonstrou tranquilidade quanto à sua conclusão: — Quando o vereador pastor Anderson Mattos (Republicanos) começou a ler a denúncia da representação da destituição da Mesa, para mim não foi surpresa, porque, politicamente, eu faria a mesma coisa. Só que eu estou muito tranquilo, porque a denúncia é de abuso de autoridade. O mesmo abuso de autoridade que foi alegado no mandado de segurança e que a Justiça não concorda com isso. Por quê? Porque eu estou seguindo rigorosamente o regimento interno. A gente sabe que, para destituição da mesa, precisa de 17 votos. Então, eu estou tranquilo. A oposição alega que eu cometi abuso de regimento ao cumprir o regimento e a lei orgânica.

Fmanhã


Em greve há 15 dias, servidores fazem ato em frente à secretaria de Fazenda



Manifestação Siprosep (Fotos: Genilson Pessanha)
Em greve há 15 dias, os servidores públicos da Prefeitura de Campos fizeram um ato em frente à secretaria de Fazenda na manhã desta terça-feira (31). A manifestação faz parte do movimento grevista que, dentre outros pontos, reivindica reposição salarial. Também nesta terça-feira, a presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos de Campos (Siprosep), Elaine Leão, chegou a fazer uma live no Facebook para falar sobre a atual situação da categoria e pedir desculpas à população pelos transtornos causados por conta dos protestos realizados.
Com faixas e carro de som, os grevistas chegaram a ocupar meia pista da rua 13 de Maio. A Guarda Civil Municipal esteve no local para controlar o trânsito.
A presidente do Siprosep, Elaine Leão, destacou que o diálogo com o prefeito Wladimir Garotinho precisa acontecer de forma institucional. "O Sindicato começou a falar sobre reposição em maio do ano passado e durante todo o tempo o sindicato oficiou o município a falar sobre reposição. Mas o servidor espera muito o mês de maio e hoje termina o mês. E nós precisamos resolver isso, precisamos chegar num concenso. Precisamos de uma solução porque a população está com o serviço público prejudicado, os servidores na rua. Um acampamento de 15 dias. É lógico que nós temos resistência, temos condições de ficar mais, mas acho que esse não é o melhor caminho. O melhor caminho é o do diálogo, que é o que o Siprosep vem tentando desde o ano passado. É importante que chegue ao prefeito primeiro é que a relação Siprosep e prefeito, prefeitura, gestores é uma relação completamente institucional. Eu, Elaine Leão, não tenho a mínima pretensão de almoçar com o prefeito, de dialogar com o prefeito num bate-papo pessoal. Não tenho essa intenção. Eu sou a presidente do sindicato e ele é o prefeito eleito. Nosso diálogo tem que acontecer, mas um diálogo institucional", comentou.

Elaine aproveitou para pedir desculpas à população. "Nós pedimos desculpas em todo momento pelos transtornos, mas nós estamos lá por uma necessidade. Nós não queríamos incomodar, não é essa nossa intenção. A intenção é chamar atenção para o diálogo acontecer, é chamar uma reunião. Nós não temos a intenção de atacar ninguém. Nossa única intenção é dialogar com o gestor dessa cidade", disse.
De acordo com o Siprosep, a pauta de reivindicações inclui reposição salarial de 15% para todos, inclusive aposentados e pensionistas; aportes para o Previcampos; nenhum servidor com salário base inferior ao salário mínimo, incluindo os aposentados; auxílio alimentação de R$ 500 para todos com salário base de até R$ 4.600; abono no valor de R$ 3 mil, incluindo aposentados e pensionistas; mudar quinquênio que hoje é de 5% a cada cinco anos, para anuênio com 1,5% a cada ano; e gratificação para correção da discriminação que exite no plano de cargos e salários.
Dentre as reivindicações, alguns pontos tiveram avanço como a questão do salário base abaixo do salário mínimo. Em reunião com uma comissão de servidores representando a categoria de agentes de serviços gerais (ASG), no dia 25 de maio, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou um decreto que permitirá a esses servidores a equiparação com o salário mínimo, a partir da folha de pagamento de junho. No encontro, o prefeito anunciou também a liberação da primeira parcela do 13° salário para todos os servidores no pagamento referente ao exercício de junho.

Fmanhã


Pais de bebê agredido em São Fidélis são condenados à prisão

 

Fórum de São Fidélis / Reprodução - Google 

 
Os pais do bebê Dominick, que foi agredido em São Fidélis, em abril do ano passado, quando tinha apenas 2 meses de vida, foram condenados à prisão, nessa quinta-feira (26). O juiz Marcio Roberto da Costa condenou o pai do menino a 15 anos de prisão pelo crime de tortura com agravantes, em regime fechado, e a mãe a cinco anos e seis meses de detenção, em regime semiaberto. Na sentença, o juiz determinou, ainda, a destituição do poder familiar dos dois. O bebê chegou a ficar dois meses internado no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, devido à gravidade dos ferimentos.

 O bebê, hoje com 1 ano e 3 meses, foi brutalmente agredido pelo pai, que acabou assumindo o crime em depoimento na 134ª Delegacia de Polícia (Centro/Campos).
Agentes do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) assumiram a ocorrência no Hospital Armando Vidal, em São Fidélis, quando foram verificar o bebê, que havia sido vítima de agressão. Lá, eles entraram em contato com a mãe da criança, de 21 anos, que relatou que seu marido, de 20 anos, pai do bebê, havia saído de casa às 5h da manhã daquele dia. Ela contou, ainda, que, ao sair de casa para procurá-lo, carregando a criança no colo, a mesma foi abordada por um carro branco e coagida para dentro do veículo.
Segundo a mãe, os quatro homens que estavam no carro começaram a agredir a criança enquanto o veículo estava em movimento, liberando mãe e filho próximo à Igreja Católica da Estação, em São Fidélis. Eles ainda teriam ameaçado voltar e matar o bebê, caso a mãe fizesse alguma denúncia.

Ao ser interrogada na 141ª Delegacia de Polícia (São Fidélis), ela contou que após a suposta ação criminosa, voltou para sua residência e seguiu para o hospital, junto ao bebê e seu marido. Os policiais, então, conduziram pai, mãe e filho para Campos. Durante o registro da ocorrência, o pai admitiu a agressão, desmentindo a versão de sequestro.
De acordo com o pai, as agressões teriam ocorrido por volta das 23h, e o motivo teria sido o choro da criança, que deu entrada no HFM com afundamento craniano, diversos hematomas no tórax causados por mordidas e fraturas nas costelas.

Fmanhã


segunda-feira, 30 de maio de 2022

NO PRÓXIMO SÁBADO!


RIOCAP: FAZENDO ALEGRIAS TODA SEMANA EM SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA RJ






 

Mais duas mulheres denunciam médica e clínica estética em Campos por supostos erros em procedimentos

De acordo com a delegada Natália Patrão, até o momento quatro inquéritos foram abertos que apuram as acusações contra as profissionais
 
Por Redação
 

Delegada da 134ª DP, Natália Patrão

A delegada Natália Patrão, da 134 ª Delegacia de Polícia Civil, em Campos dos Goytacazes, informou nesta segunda-feira (30) que mais duas mulheres apresentaram queixas contra a médica Soraya Amaral Mameri e a fisioterapeuta Amanda Barreto, dona de uma clínica de estética na cidade onde a profissional atua, por supostos erros em procedimentos de beleza. Com isto, até o momento, são quatro inquéritos abertos para investigar denúncias de falhas e irregularidades nos tratamentos oferecidos. Os novos casos foram objeto de reportagem no Radar Regional desta segunda.

No dia 26 (clique aqui), a reportagem do Terceira Via mostrou com exclusividade o depoimento de duas pacientes que afirmam terem sofrido erros nos procedimentos, o que causou sérios danos físicos e psicológicos.
 

Paciente relata ter tido sequelas após procedimento estético

Natália Patrão explicou sobre os dois novos inquéritos policiais que estão em andamento. “Uma denúncia é contra a médica. A outra é contra a clínica. As duas pacientes compareceram à delegacia informando que fizeram procedimentos na clínica. Uma registrou queixa contra a medica Soraya, alegando que fez procedimentos de nariz, queixo, lifting e hidrolipo nas pernas, barriga e costas. Ela reclama de uma cicatriz enorme na orelha do lado facial, sente muita dor, e existe uma desproporção do lado direito e esquerdo. O PMMA aplicado no queixo se deslocou para a boca, causando dor”. Segundo a paciente, foram gastos R$ 15 mil nos procedimentos feitos em 2021.

Ainda segundo a delegada, a outra paciente a registrar queixa comentou que a dona da clínica, Amanda Barreto, fez um procedimento de preenchimento labial. “Ainda não se sabe qual produto foi utilizado para preenchimento labial. Isso ocorreu há dois anos e ela sente dor”. De acordo com a investigação, este procedimento ocorreu em 2020. A vítima diz ter sido sorteada pelo Instagram da clínica para fazer o procedimento.

“Solicitamos os prontuários médicos das pacientes para checar as informações durante o inquérito”, citou Natália Patrão. A reportagem não conseguiu contato nesta segunda-feira (30) com a defesa das profissionais investigadas.
 

Clínica de estética e profissionais são investigadas por supostos erros estéticos em pacientes (Arquivo)

Na semana passada, por meio de nota, os advogados da médica e da dona da clínica afirmaram que “as acusações das pacientes são infundadas e que as profissionais desempenharam todos os procedimentos de forma adequada. Patrick Benedito dos Santos e Luiz Felipe Ribeiro Gomes Capaverde informaram que “as pacientes não cumpriram com o pós-operatório de forma correta, e que as duas profissionais estão à disposição da Delegacia de Polícia e órgãos da Justiça para todos esclarecimentos”, citaram. 

As denúncias contra a médica Soraya Amaral Mameri e contra a fisioterapeuta e empresária Amanda Barreto repercutiram e provocaram reações. Na última quinta-feira (26), após publicação da reportagem do Terceira Via, o advogado Patrick Benedito procurou a 134ª Delegacia Policial, no Centro de Campos, para registrar um boletim de ocorrência contra o marido de uma paciente insatisfeita com um procedimento estético realizado no local.
 

Paciente acusa médica por erros em procedimentos estéticos em clínica de Campo.

Fonte:Terceira Via