terça-feira, 17 de maio de 2022

Campanha de combate à violência sexual de crianças e adolesentes acontece em Campos

Programa FortaleSer pe desenvolvido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude

Fabiano de Paula preside a FMIJ, (Foto César Ferreira)

A Campanha Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes começou nesta segunda-feira (16), em Campos. A abertura oficial do evento pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), por meio do Programa FortaleSer e Rede de Proteção de Infanto-Juvenil, ocorreu na área central. Com caminhada, panfletos, cartilha, cartazes informativos, o espaço também contou com apoio da Secretaria de Saúde com vacinação contra gripe e Covid-19, além de aferição de pressão. A iniciativa reforça as atividades do Maio Laranja, mês marcado pelo combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações prosseguem até essa quarta-feira (18).

Segundo o presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, a ideia é que à população conheça a realidade atual de crianças e adolescentes que sofrem violência e outras violações de direitos, para que o atendimento a esse público seja cada vez mais eficaz.

“O combate à violência sexual infantil é uma das campanhas mais importantes que fazemos durante o ano. Acreditamos que as crianças e adolescentes devem ser protegidos com prioridade absoluta, como está na Constituição Federal. E, para isso, nós da FMIJ em conjunto com o Programa FortaleSer, caminhamos de mãos dadas em diversas ações em pontos estratégicos do município”, informa o presidente.

A coordenadora do Programa FortaleSer, Valéria Peçanha, explicou a diferença entre a Exploração Sexual e Abuso sexual. “A exploração sexual envolve dinheiro em troca de sexo e pode ter relação com redes criminosas. Já o abuso sexual não envolve dinheiro, ocorre quando criança ou adolescente é usado para estimulação ou satisfação sexual de um adulto, podendo ocorrer dentro ou fora do ambiente familiar por uma pessoa conhecida ou desconhecida da vítima.

Além disso, a coordenadora citou que o programa atende 171 crianças e adolescentes que tiveram os direitos violados e relatou a importância da denúncia. “A denúncia é de suma importância, pois conseguimos cada vez mais conscientizar as pessoas de como se defender desses agressores. De janeiro a maio de 2021 foram 17 casos novos e, de janeiro a primeira quinzena de maio, foram 26 novos casos. As pessoas estão denunciando, perdendo o medo e, com isso, podemos garantir as nossas crianças o acompanhamento após o fato por meio do programa com toda equipe multidisciplinar”, declarou.

Confira a programação completa da campanha:

17/05

• Panfletagem e fixação de cartazes alusivos ao combate à violência sexual.

Local: Goitacazes (Nas proximidades do Cras, Creches, Escolas e Conselho V).

Horário: 9h às 11h

• Panfletagem e fixação de cartazes alusivos ao combate à violência sexual.

Local: Poço Gordo e São Sebastião

Horário: 14h às 16h

• Abordagem de sensibilização em parceria com a Polícia Rodoviária Federal

Local: Posto da PRF em Ururaí

Horário: 14h às 16h

18/05

• VIII Seminário “Campos no Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”

Local: Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Avenida Alberto Torres, 334, Centro

Horário: 9h – Credenciamento

10h15 – Abertura e composição da mesa

10h30 – Palestra: “Centro de Atendimento de Crianças e Adolescentes (CAAC), vítimas de violência sexual, implantado em Campos dos Goytacazes em 2021”, com a palestrante: Doutora Anik Rebello Assed Machado (Promotora da Tutela Coletiva da Infância e da Juventude da Comarca de Campos dos Goytacazes).

11h20 – Palestra: “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Interpretações plurais e modos de enfrentamento”, com a palestrante: Dra Patrícia Constantino – Psicóloga – Doutora em Saúde Pública e Pesquisadora do Departamento de Estudos de Violência e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz

12h30 – Roda de conversa com mediação: Lucienne Beatriz Oliveira Soares – Pedagoga da FMIJ

13h – Encerramento

Campanha Maio Laranja

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Fonte: SubCom/PMCG/Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: