domingo, 12 de junho de 2022

Vacina contra a Covid-19 segue disponível para aplicação de 1ª a 4ª dose em Campos

A vacinação contra a Covid-19 segue avançando em Campos. Para segunda-feira (13) serão aplicadas da 1ª a 4ª dose, com exceção da dose de reforço da Janssen para quem recebeu a dose única. De acordo com a Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), a suspensão foi necessária, por falta do imunizante, já que o município não o recebeu nas últimas remessas de vacina enviadas pelo Governo do Estado.

A vacinação acontecerá, das 9h às 15h, em 10 postos distribuídos pelo município. Na Secretaria de Saúde a vacinação é das 9h às 16h e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Lagamar, em Farol de São Tomé, das 13 às 15h. Em duas Unidades Pré-Hospitalares (UPH), das 16h às 22h e outras duas das 18h às 22h. Em todos os postos o atendimento é feito através de distribuição de senha. Devem receber a primeira dose todas as pessoas com 12 anos ou mais. No ato da vacinação é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência, a caderneta ou cartão de vacinação Covid-19.

A segunda dose da Pfizer será aplicada para pessoas com 12 anos ou mais que tomaram a 1ª dose até o dia 16 de maio. Os adolescentes, de 12 a 17 anos, que receberam Pfizer devem respeitar o intervalo de 2 meses. Também é aplicada a segunda dose da AstraZeneca para aqueles que tomaram a 1ª dose até o dia 09 de maio e da CoronaVac para aqueles que foram imunizados até o dia 23 de maio.

A primeira dose de reforço (3ª dose) também será aplicada para pessoas com 12 anos ou mais, incluindo gestantes e puérperas (45 dias após o parto), que receberam a segunda dose há quatro meses. No caso dos adolescentes (12 a 17 anos), o imunizante usado será Pfizer ou CoronaVac. Os maiores de 18 anos, com exceção de gestantes e puérperas, podem usar a Pfizer, CoronaVac e ainda a AstraZeneca para fazer a dose de reforço independente do imunizante usado no esquema primário.

A dose adicional (3ª dose) está disponível para adolescentes de 12 a 17 anos imunocomprometidos e com o esquema primário de duas doses completo com o intervalo de dois meses. Para receber a vacina é preciso laudo médico ou outro documento que comprove a condição e o cartão de vacina da Covid-19, além de documentos pessoais, comprovante de residência, a caderneta ou cartão de vacinação Covid-19. No caso de gestantes, no ato da vacina é necessário apresentar também o cartão pré-natal e declaração médica.

Para quem vai receber a segunda dose de reforço (4ª dose), que é destinada às pessoas com 50 anos ou mais, deve-se observar intervalo de 4 meses. Pessoas imunocomprometidas acima de 18 anos, que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional) administrada há 4 meses, também devem receber a 4ª dose. Para receber a vacina deve levar documentos pessoais, caderneta ou cartão de vacinação Covid-19. No caso de gestantes, no ato da vacina é necessário apresentar também o cartão pré-natal e declaração médica.

Também recebem a segunda dose de reforço os profissionais da saúde com 40 anos ou mais. Para receber a vacina, são necessários documentos pessoais, comprovante das doses anteriores da vacina, documento que comprove o efetivo exercício da função (carteira de trabalho, contracheque) ou Conselho responsável pela categoria. Considera-se trabalhadores da saúde todos que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre os profissionais de saúde estão: agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (exemplos: recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros, além médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos; veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Inclui-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (exemplos: programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

PERÍODOS VESPERTINO E NOTURNO – Na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Saldanha Marinho passou a atender das 16h às 22h. No local, além de aplicar da 1ª a 4ª dose para o público adulto, também é realizada a aplicação da dose de reforço para adolescentes de 12 a 17 anos.

A UPH de Farol de São Tomé, também atende das 16h às 22h. Já nas UPHs de Travessão e Ururaí, é das 18h às 22h. Nessas unidades são aplicadas de 1ª a 4ª dose para todas as pessoas acima de 12 anos. Os critérios para quem vai receber a imunização são os mesmos usados no período da manhã.

CRONOGRAMA DA 1ª DOSE:

Pessoas com 12 anos ou mais

CRONOGRAMA DA 2ª DOSE:

2ª dose de AstraZeneca para quem tomou a 1ª até o dia 09 de maio

2ª dose de Pfizer para quem tomou a 1ª até o dia 16 de maio

2ª dose da CoronaVac para quem tomou a 1ª até o dia 23 de maio

Adolescentes de 12 a 17 anos que tenham recebido a 1ª dose há dois meses

PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO (3ª DOSE):

Público em geral com 12 anos ou mais e que tenha tomado a 2ª há quatro meses

Gestantes e puérperas que tenham tomado a 2ª há quatro meses

DOSE ADICIONAL (3ª DOSE):

Adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos que receberam a 2ª dose há dois meses

SEGUNDA DOSE DE REFORÇO (4ª DOSE):

Profissionais de saúde com 40 anos ou mais

Idosos com 50 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses

Indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam a 3ª dose há quatro meses.

Fonte Redação 


Nenhum comentário: