segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Novas lideranças em busca da Alerj e Câmara Federal

Jornal Terceira Via ouviu candidatos que tentam conquistar seus primeiros mandatos

POR ALOYSIO BALBI


Faltando três semanas para as eleições é essencial que o eleitor conheça um pouco dos muitos que se candidatam aos cargos de deputados estaduais e federais. Muitos deles estão debutando na disputa eleitoral e a exposição de suas ideias e propostas torna-se necessária.

Quem é quem no mapa dos candidatos da região nestas eleições, foi o que proposta do Jornal Terceira Via na edição de 28 de agosto, abrindo espaço os postulantes às cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e Câmara dos Deputados em Brasília, pudessem fazer um resumo de suas propostas, bem como as apresentações de seus perfis aos eleitores. Dando a devida isonomia aos candidatos regionais, o jornal continua a ouvi-los.

Desta vez, o Terceira Via ouviu os candidatos a deputado estadual Dimisson Bombeiro (Podemos), Marlon Guido (PP) e Professor Alexandre (PDT).
Para a Câmara dos Deputados, em Brasília, foram ouvidos Ana Claudia (Patriota), Dr. Eduardo Terra (PRTB), Gabriel Marques (PCB), Lauro Botto (PSD), Nayara Acha Prestes (REP), Roseni Camilo Paes (Avante) e Tarcísio Miranda (MDB).

Suas propostas vão desde melhoria da educação, saúde, valorização do servidor público e implantação de projetos de esporte, passando por uma solução técnica para conter o avanço do mar em Atafona e proteção ao Rio Paraíba do Sul.
ESTADUAIS


Dimisson Bombeiro (Podemos)
Dimisson Bombeiro, 44 anos, sargento e mergulhador do Corpo de Bombeiros, com 25 anos de serviços prestados à corporação. Foi fundador do Projeto Rema Campos há 18 anos e presidente do Clube de Regatas Rio. Entre suas propostas, destacam-se a construção do Hospital Unificado de Segurança Pública no interior; a descentralização de helicópteros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; a descentralização do Setor de Perícia Médica dos funcionários estaduais (com atendimento apenas na cidade do Rio de Janeiro); a extinção dos impostos dos alimentos da cesta básica; a luta por postos fixos e de atendimento diário das unidades do Instituto Médico Legal no interior do Estado, além da contratação de profissionais da área; o incentivo ao Esporte e aos Programas Sociais voltados à saúde, à cultura e ao bem-estar; o retorno das aulas de Ensino Religioso nas escolas e a conclusão da Ponte da Integração.


Marlon Guido (PP)
Marlon Guido da Silva Azeredo tem 40 anos e é produtor agropecuário. “Em tempos nos quais a política tem se resumido a simples narrativas, polarizações, uso indevido da máquina pública e derrame exacerbado de dinheiro, faltaria coragem de oferecer uma terceira via à população. Não nesse caso! A fim de proporcionar uma legítima opção aos que não suportam mais os clãs familiares, que nos últimos 30 anos comandam essa cidade e quase nada mudou, pois se alimentam do sofrimento da população, eis que surge uma candidatura pragmática, independente, ligada aos moldes do desenvolvimento, inspirada numa história de vida de força e superação e que no mínimo tem se destacado aos pés de alguns importantes ouvidos. Se o interesse não for financeiro ou a preocupação em quem está falando, mas sim no que está sendo dito, não faltarão palavras e nem ouvidos”, disse o candidato.


Professor Alexandre (PDT)
Alexandre Lourenço, 36 anos, servidor público concursado da educação estadual desde 2009, atualmente, professor de geografia do ISEPAM – FAETEC. Foi candidato a vereador com 1.940 votos em uma campanha com poucos recursos. O candidato promete lutar pela valorização da educação pública, pelo fortalecimento do interior com geração de emprego e renda, por mais investimento em cultura, arte e esporte, e por uma política ética, respeitosa, transparente e participativa. Defensor do legado do ex-governador Leonel Brizola, criador do CIEPs que previa um modelo de ensino integral. Também defende a necessária criação de mais vagas em escolas públicas de nível superior e a introdução de ferramentas para pesquisas, com a valorização e capacitação dos docentes em todos os níveis.

FEDERAIS


Ana Claudia (Patriota)

Ana Claudia Porto Paes tem 50 anos e é professora. “Sou mulher, mãe, esposa, funcionária pública municipal (professora) e funcionária da CEDAE e desde as últimas eleições municipais optei por colocar meu nome para apreciação da população, já que não me via representada pelos políticos atuais. A falta de empatia e comprometimento dos agentes políticos para com a população me instigaram a ter um posicionamento mais firme, no qual não só criticamos, mas também nos propomos a fazer diferente. Hoje, entro na política partidária para defender os interesses das classes mais vulneráveis, das mulheres, da educação, dos que sonham com uma política mais justa e limpa, além dos animais de rua. Destaco também questões ambientais com solução técnica para conter o avanço do mar em Atafona e ao mesmo tempo salvar o Rio Paraíba do Sul. Quero criar o Centro de Amparo à Mulher vítima de violência doméstica”.


Dr. Eduardo Terra (PRTB)
O médico campista Eduardo Pacheco Terra tem 48 anos. Segundo ele, seu programa é abrangente com propostas para o interior e todo o Estado do Rio de Janeiro. O candidato pontua saúde, educação, empregabilidade e mobilidade urbana. Ele acredita no potencial da agricultura de Campos e da região e diz ser possível que esse segmento conviva com o turismo, gerando empregos e divisas. O meio ambiente é outro setor que ele destaca no bojo de suas propostas. Se compromete em lutar por projetos de habitação para todos, dentro de um padrão sustentável. O esporte também é um ponto forte que, segundo ele, vai ser desenvolvido juntamente com a educação. Afirma que terá uma agenda múltipla como parlamentar, mas que esses itens elencados serão priorizados.


Gabriel Marques (PCB)
Gabriel Rodrigues Daumas Marques tem 37 anos, nasceu no Rio de Janeiro e é professor do Ensino Médio. “Sou professor de Educação Física do Instituto Federal Fluminense – campus Quissamã e estou candidato a deputado federal pela primeira vez. Componho a atual gestão do SINASEFE IFF na Pasta da Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos. Minha trajetória iniciou com o Movimento Estudantil, quando era estudante do Colégio Pedro II. Meus principais compromissos como parlamentar são: defender a Educação Pública, melhorando e ampliando o acesso e a permanência dos estudantes nos Institutos e Universidades Federais; defender os serviços públicos, melhorando as condições de acesso e de qualidade para a maioria da população; contra as privatizações das nossas estatais; lutar pela revogação das contrarreformas (Previdência, Trabalhista e Ensino Médio) e pela redução da jornada semanal de trabalho sem redução salarial.


Lauro Botto (PSD)

Lauro César Botto Maia é bombeiro militar, natural da cidade do Rio de Janeiro e tem 42 anos. “Quero propor a criação de polos de saúde e de assistência social dos militares estaduais, bombeiros e policiais, através de emendas parlamentares, expandindo as unidades já existentes nas duas corporações e construindo novas unidades nas regiões desassistidas. Visamos com isso garantir o acesso desse público, que na sua grande maioria tem problemas com deslocamento, falta de atendimento médico e de informação sobre direitos e serviços. Restabelecer com urgência a paridade remuneratória entre ativos, inativos e pensionistas – considerando a reforma de 2021 – que os excluiu. Imposto de Renda Militar. Criar lei federal que estabelece regime tributário diferenciado para militares. Não recolhe para FGTS, não pode recorrer à justiça trabalhista, atua constantemente em situações e condições adversas.”


Nayara Acha Prestes (REP)
Nayara Gilda Gomes Acha Prestes é advogada, tem 28 anos e ficou conhecida por levar quatro tiros de um ex-cliente em janeiro deste ano. “Comecei minha caminhada de vida como qualquer outra trabalhadora brasileira, sendo vendedora no comércio, tornando-me empresária em seguida, ao mesmo tempo em que concluía o curso de Direito, tornando-me advogada, me especializando em Direito do Trabalho e Direito Penal. Em janeiro de 2022, sofri dentro do meu escritório uma tentativa de feminicídio, tendo como autor um ex-cliente. Levei quatro tiros e, mesmo ferida, lutei com o agressor. Esse fato infeliz ilustra bem minha posição sobre as mulheres e seus direitos. Me desdobrei como muitas mulheres, conciliando as atividades de atendente em loja, dona de casa, esposa, mãe da Lara e do Caio e estudante de Direito. Depois de formada, fiz graduação exercendo a advocacia com maestria, seriedade e lisura, o que faço há cinco anos. Me coloco como candidata a deputada federal para lutar pelas mulheres e crianças de nossa nação, para proporcionar para estes uma estrutura e melhorias capaz de fazê-los mudar suas vidas”.


Roseni Camilo Paes (Avante)
Roseni de Azevedo Camilo nasceu em Campos, tem 60 anos e é aposentada do serviço público. “Dirijo instituições missionárias, sou do movimento da enfermagem, escolhida como candidata a deputada federal da União Geral de Trabalhadores. Defendo a unidade da família, faço parte do movimento cristão conservador, vice-presidente da APEBE Mulher no Estado do Rio e presidente aqui na região Norte. Meu ministério, Pastora de Missões, é congregacional em Campo Grande. Nasci em Guarus e penso que Guarus necessita de uma deputada federal. Quero legislar para todos, trabalhar para efetividade no cumprimento das leis. Por ações de assistência e acolhimento mais efetiva no SUS. Para que haja atendimento pleno de saúde nas cidades do interior. Saúde e educação sem concessão ao acesso de todos. Universidade Pública para os alunos da escola pública. Uma educação inclusiva de qualidade, com equipe multidisciplinar nas escolas. Vagas obrigatórias para o primeiro emprego para os jovens, para maiores de 60 anos e para os egressos do Sistema Prisional.”


Tarcísio Miranda (MDB)
Tarcísio de Miranda Assed Estefan, tem 29 anos, é engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico, além de empresário da construção civil, perito judicial e produtor rural. “Sou jovem, empreendedor e obstinado. Essas são as marcas que definem minha candidatura representando Campos e a região. Este momento pede renovação de ideias e pessoas com atitude para colocá-las em prática, para atender os anseios do povo. Por estar próximo das pessoas, ouvir a população, identificar suas necessidades e trabalhar para ajudá-las, me considero pronto para os desafios. Vejo na geração de novos empregos e na qualificação de mão de obra um instrumento de transformação social. Colocar meu nome à apreciação da sociedade de nosso Estado do Rio muito me orgulha e me inspira a seguir os passos de meu bisavô Tarcísio Miranda”.

Nenhum comentário: