
Estrutura da Ponte da Lapa (Foto: Rodrigo Silveira)
A área urbana de Campos possui 14 pontes devido à extensa malha de canais, porém, são as quatro que cortam o Rio Paraíba do Sul que chamam atenção. Recentemente, todos os holofotes se voltaram para as condições da ponte Saturnino de Brito, mais conhecida como Ponte da Lapa e levou a Defesa Civil Municipal a realizar, no dia 29 de agosto, uma vistoria técnica nos pilares (alguns tortos) e nas rachaduras. Nesta sexta-feira (09), a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura informou que especialistas não encontraram na estrutura da ponte nenhum risco à população.
Kauan Santos, que fez de casa o vão embaixo da ponte da Lapa (e não trocaria “sua casa” por nenhuma outra do aluguel social, que já lhe foi oferecido) quando questionado se tem alguma preocupação com pilares tortos ou rachaduras, disse que acredita na boa estrutura da ponte e, por isso, não tem medo de morar com sua família no local. “O que não está bom é o asfalto da ponte, todo dia tem carro com pneu furado devido aos buracos e essas rachaduras de um lado a outro da pista. Acidente é frequente”, disse.
Em nota, a pasta da Obra do município explicou: “Especialistas fizeram uma vistoria na Ponte Saturnino de Brito e constataram que os pilares não oferecem risco. Além disso, equipes estão trabalhando num estudo técnico para realizar manutenção preventiva e corretiva em toda a estrutura”.
O problema, que afligia pedestres e ciclistas que atravessam a Ponte da Lapa, no caso as mais de 20 falhas no guarda-corpo, foi resolvido no primeiro semestre do ano. Um trabalho de troca da estrutura de ferro, pintura e reparos foi realizado. O que é um problema quase sem solução definitiva, com acidentes frequentes. Sobre os guarda-corpos, a Secretaria esclarece que os reparos serão feitos ainda na primeira quinzena de setembro. Porém, nesta sexta-feira, já tinha um pessoal olhando o local destruído durante acidente.
— Uma coisa é fato, sempre tem um barco da Defesa Civil olhando os pilares. Observo com frequência — ainda ressaltou Kauan, que, inclusive, convidou para conhecer sua casa.
Vistoria - No final de agosto, equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura, acompanhados dos agentes da Secretaria de Defesa Civil, realizaram a vistoria técnica na Ponte da Lapa, com o apoio do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Na ocasião, foram verificadas as estacas, os blocos de coroamento, vigas e tabuleiros da estrutura da ponte para a elaboração do relatório e nortear o órgão quanto a necessidade, ou não, de reforma ou reparos pontuais.
Segundo o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, chegou a falar em planejar limpeza dos matos alojados nos pilares das Pontes da Lapa, Leonel Brizola (Rosinha) e João Barcelos Martins.
Fonte:Fmanhã


Nenhum comentário:
Postar um comentário