domingo, 30 de outubro de 2022

As belezas do Horto Municipal

Reaberto, o local oferece diversos serviços e funciona todos os dias

POR JOÃO MARCOS (ESTAGIÁRIO)


O Horto Municipal de Campos, que fica localizado na avenida Alberto Lamego, historicamente é uma das opções de lazer para os moradores da cidade. Após ficar dois anos fechado devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus, o espaço foi revitalizado e reaberto em 2022. O Horto recebe visitantes das 8h às 16h, durante toda a semana.

A técnica em meio ambiente Ana Luiza Pecly Marçal, responsável pelas visitas guiadas ao local, acompanhou a reportagem do Jornal Terceira Via e mostrou as belezas naturais do Horto. A funcionária apresentou algumas das 153 espécies de árvores, plantas ornamentais, animais, os projetos e serviços oferecidos. De acordo com Ana, o espaço recebe cerca de 50 visitas por dia e o público é diversificado.

“Recebemos desde estudantes mais jovens até a terceira idade. Considero o Horto um patrimônio histórico da nossa cidade e penso que a população enxerga assim também, apesar de não ser tombado”, afirmou.


Diversos serviços são oferecidos para a população
O Horto Municipal é definido por Ana Luiza como um “espaço multifuncional”, já que recebe visitas de escolas diariamente, além de ser um ponto de realização de aniversários, piqueniques e fotos de casamento, por exemplo.

O local também mantém estruturas e iniciativas voltadas para visitantes e para a comunidade, como:

Coleta de óleo: o Horto é um dos postos de recolhimento do óleo de cozinha utilizado para frituras em residências, restaurantes, bares e outros.
Visita guiada: os visitantes recebem informações sobre o local e suas espécies de árvores, entre frutíferas e nativas. Também são apresentadas as espécies de plantas ornamentais, os projetos existentes no local e todo o restante do ambiente.

Espaço verde: conta com livros e brinquedos doados e uma biblioteca que oferece lazer e aprendizagem. É um dos pontos atrativos para crianças e adolescentes.

Jardim sensorial: é uma forma de inclusão, usando materiais recicláveis, ensinando aos deficientes visuais os diferentes tipos de solo, de vegetação e das mudas, para uma educação ambiental inclusiva.

Ecoponto: nele, visitantes podem trocar materiais recicláveis por mudas.
Desapego literário: recebe doação de livros, que ficam disponíveis para quem for visitar o Horto.

Além disso, o Horto possui áreas de lazer para crianças com brinquedos, espaço para caminhadas, bancos ao ar livre e uma grande exposição de plantas e árvores.

Ambiente familiar
Para quem visita o Horto, é comum se deparar com diversas famílias no ambiente. Graciliano de Paula, de 35 anos, afirma que o espaço é destino obrigatório para seus dois filhos.

“Sempre venho aqui. Esse lugar é uma floresta pra gente. Traz uma paz inexplicável e as crianças se esbaldam aqui. Ainda mais nós, que moramos em apartamento. Ter esse momento aqui é uma rotina, somos visitantes assíduos”, explica.


Regras
O Horto Municipal de Campos é um lugar aberto ao público, que pode realizar atividades no local sem aviso prévio, desde que seja dentro do horário de funcionamento. No entanto, apesar desta liberdade, o local possui regras de boa convivência. Não é permitido, por exemplo, o consumo de bebida alcoólica dentro do local, a retirada de plantas do parque ou a mudança de bancos e assentos de lugar. Além disso, todo o lixo tem que ser colocado no recipiente correto.

Para os animais também existem restrições. Por exemplo, cachorros que têm episódios de agressividade ou estranhamento com terceiros devem ir ao local com focinheira e toda sujeira deixada pelo pet tem de ser tirada pelo dono.

Alguns visitantes reclamam da estrutura
Leitores do Jornal Terceira Via que visitam o Horto queixaram-se à reportagem da estrutura, especialmente do estado dos banheiros e de alguns bancos e assentos. As reclamações foram acompanhadas de fotos.

Em resposta, a secretaria municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente informou que “está em elaboração um projeto de reformulação geral do Horto Municipal. O projeto está na fase inicial e é muito amplo, precisando, inclusive, de um levantamento de toda área em questão. Quando concluído, será orçado, licitado e seguirá todos os trâmites necessários para a realização de qualquer serviço público”.









Terceira Via

Nenhum comentário: