sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Lideranças quilombolas da região participam de Fórum Estadual de Direitos Humanos

Objetivo é apresentar propostas ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania para o Plano Nacional de Defensores de Direitos Humanos

Encontro virtual dos participantes do Fórum Estadual

Acontece de modo remoto o Fórum Estadual de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, com representantes de diversas organizações da sociedade civil do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é promover articulações de políticas públicas. A campista Lucimara Muniz e o fidelense Frank Antônio Felles são lideranças quilombolas da região que participam do encontro iniciado na quinta-feira (5).

O Fórum Estadual de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos reúne ainda comunicadores sociais e ambientalistas no Estado do Rio de Janeiro.

“Os defensores e defensoras são homens e mulheres que lutam pela garantia dos direitos humanos de suas comunidades, principalmente as mulheres pretas, quilombolas, indígenas, mães e/ou familiares vítimas da violência policial do Estado; mulheres e homens agricultores, comunicadores e ambientalistas (pescadores e caiçaras). Todos incluídos ou não em política de proteção à vida. Muitos são ameaçados pelo poder econômico, principalmente os grandes empreendimentos que ocupam as terras e territórios de forma ilegal”, destacam os integrantes do Fórum.

O advogado Felipe Carvalho, defensor de comunidades quilombolas, destacou a iniciativa de criação do fórum:

“Lançamos o Fórum Estadual de Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores Sociais e Ambientalistas. A Lucimara Muniz exercerá a diretoria quilombola dentro do evento. Já o Frank Felles passa a coordenar a pauta de direitos humanos na região do Norte Fluminense. Todos têm como objetivo apresentar propostas ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania para o Plano Nacional de Defensores de Direitos Humanos”, conclui.
J3News

Nenhum comentário: