O Carnaval é a principal atração turística do município com as tradicionais Congos e Chinês
POR OCINEI TRINDADEApós dois anos sem desfiles, por causa da pandemia, é grande a expectativa para o Carnaval de São João da Barra, apontado como o mais famoso do interior fluminense. Em fevereiro, a abertura da festa será na quinta-feira (16), com a inauguração da decoração da Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, local das apresentações das escolas e blocos carnavalescos. A programação completa de eventos será divulgada no início do mês. No domingo (19) e na terça-feira (21) de Carnaval, desfilam as tradicionais escolas Congos e Chinês. Na segunda-feira (20), quem se apresenta é a Vila Imperial. O evento é considerado a maior atração turística de SJB.
A prefeita Carla Caputi afirma que a festa popular deste ano é muito aguardada por todos. “O Carnaval é nosso mais importante evento turístico, proporcionando diversão para os sanjoanenses e visitantes que tanto nos orgulhamos em receber, atraídos pela nossa alegria e pelo talento da nossa gente. Este ano a expectativa é ainda maior, depois do período sem Carnaval por causa da pandemia da Covid-19. Estamos nos preparando para que São João da Barra tenha mais um Carnaval inesquecível, com segurança e toda a logística necessária”.
Além dos desfiles de blocos e escolas de samba na área central de São João da Barra, haverá eventos também nas praias e distritos, incluindo shows, trios elétricos e blocos de abadás. A programação contará também com concurso de mascarados e muitas outras atrações tradicionais do maior Carnaval de rua do interior do Estado do Rio. A festa atrai foliões de várias regiões do país. A Prefeitura se prepara com estrutura de segurança e logística para comportar o grande público que frequenta o município nos dias de Momo. Há mais de 90 anos, as grandes atrações são as escolas de samba rivais, Congos e Chinês. No entanto, outras agremiações começam a se destacar, como a escola Vila Imperial.
Congos
No dia 20 de março, a escola de samba Congos completa 91 anos. No Carnaval de 2023, a agremiação quer celebrar as nove décadas de samba com muita alegria e colorido na avenida. O tema “Nesta noite sob a luz do luar, Congos canta uma festa no arraiá” vai homenagear as festas juninas, os santos casamenteiros e as festas nordestinas. A escola tem Ian Machado como presidente e Luiz Felipe Souza como vice. O samba-enredo deste ano foi composto por Diego Nicolau. Mais de 300 pessoas estarão nos desfiles de domingo (19) e terça-feira (21).
“Estamos numa correria muito grande na escola. O público pode esperar um grande desfile após anos de pandemia. Desde 2020, parou tudo. Para nós, é um desafio voltar a fazer Carnaval. Os amantes e torcedores do Congos serão impactados com cor e alegria. Queremos trazer de volta essa essência para a avenida. De tristeza já bastou o que passamos”, diz Ian Machado.
Chinês
O tema da escola Chinês este ano é “Sou nobre e guerreiro nesse Brasil festeiro”. As principais festas do Brasil, além de eventos religiosos como a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, na Bahia, estão no samba-enredo entoado pela dupla Dito e Renato Azevedo. De acordo com o presidente e mestre de bateria da escola, Daniel Santos, cerca de 600 pessoas devem se apresentar na avenida no domingo (19) e na terça (21). A Comissão de Carnaval formada por artistas contribui com muitas ideias para fantasias e adereços.
“Nossa escola este ano completa 90 anos de história. Depois de dois anos sem a nossa cultura maior, a Chinês vem para a avenida mostrar a alegria do povo brasileiro em nossas festas culturais; a garra e a superação dos guerreiros que tentam manter essa tradição em nossa cidade. As pessoas podem esperar mais um belíssimo Carnaval. Que venham cair no samba com a gente”, diz Daniel Santos.
Vila Imperial
A Escola de Samba Acadêmicos da Vila Imperial, fundada em 26 de abril de 2018, ainda é pouco conhecida no Carnaval sanjoanense, se comparada às decanas Congos e Chinês. Presidida por Jackeline Pereira, a agremiação tem como carnavalesco Luís Fabiano e compositor de samba Gilberto Júnior. Mais de 150 integrantes se apresentarão na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho, palco da festa na cidade, na segunda-feira (20). O tema deste ano envolve a defesa do meio ambiente e da sustentabilidade.
Fonte: F3News
Nenhum comentário:
Postar um comentário