sábado, 18 de fevereiro de 2023

Municípios da região reforçam segurança no Carnaval

Campos e são João da Barra investiram em monitoramento nas praias

Centro de monitoramento montado no Farol (Foto: Divulgação)

Os municípios da região prepararam esquemas especiais de segurança para o carnaval 2023. Além da atuação das Guardas municipais e da Polícia Militar, alguns municípios intensificaram também o monitoramento por câmeras, é o caso de Campos e São João da Barra, que montaram centrais de monitoramento, a fim de garantir um Carnaval mais seguro aos foliões. Quissamã também investiu em tecnologia e vai utilizar drones durante a realização dos eventos públicos na cidade.

Em Campos, a praia de Farol de São Thomé vem contando com um forte esquema de segurança . Ao todo, 27 viaturas dão apoio ao trabalho integrado, sendo 10 da Polícia Militar e 13 da Guarda Civil Municipal (GCM), além de 4 da Ordem Pública. Algumas ficam estacionadas em pontos estratégicos e outras fazem rondas. Há ainda patrulha dos guardas municipais e policiais com o suporte de dois quadriciclos da PM e dois da GCM na faixa de areia e orla.

Agentes atuam na base instalada na Escola Municipal Farol de São Thomé, operando 30 câmeras que foram instaladas em pontos estratégicos para monitorar toda a praia. São equipamentos inteligentes, que têm alcance para identificar faces e placas, inibindo ações suspeitas e auxiliando na identificação de criminosos. Na base, foi montado um Centro de Monitoramento, que funcionará 24 horas por dia no Carnaval, com uma equipe treinada.

Segurança Presente atua no Centro durante o feriadão
O Centro da Cidade vai estar protegido durante o feriado, pelos policiais do Segurança Presente. Segundo o comandante, Tenente Luciano Tavares, diferente do efetivo do 8º BPM, os agentes do Segurança Presente se mantém fazendo o policiamento de suas áreas normalmente e não se deslocam para as praias. “Nós vamos ter total atenção, principalmente para evitar que furtos aconteçam na nossa área de atuação”, destacou o comandante.
Prefeitura de São João da Barra instalou 50 câmeras (Foto: Divulgação)

São João da Barra
Em São João da Barra, a Prefeitura instalou 50 câmeras fixas e também do modelo speed dome, que permitem visualização em um ângulo de 360 graus em alta qualidade. Adicionalmente, está utilizando drones nos eventos de maior porte. Os equipamentos ajudam a solucionar de forma mais rápida e eficaz qualquer eventual tumulto.

Nas vias de acesso ao município operações integradas vão envolver a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-356, e o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), nas RJs que cortam o município. Nas proximidades da área de festa, operações serão realizadas por agentes da Polícia Militar. “O 8º Batalhão de Polícia Militar estará com seu efetivo máximo atuando, além do policiamento ostensivo extraordinário. Também teremos policiais do convênio com o Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança) e a nossa Guarda Civil Municipal, com o efetivo total e o Protar (Programa de Turno Adicional Remunerado). Buscamos total segurança para os moradores e turistas, assim como ocorreu durante todo o nosso verão”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública do município, Anderson Campinho.
Quissamã está utilizando drones em grandes eventos (Foto: Divulgação)

Quissamã
Em Quissamã, a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito informou que haverá entre 200 e 300 pessoas da equipe de Apoio nas ruas, além da Guarda Municipal em trechos de maior movimentação de veículos. A pasta também manteve o patrulhamento com drone, ação que foi iniciada no verão.

“A Prefeitura mantém contato diariamente com as Polícias Militar e Civil, que também informaram que haverá reforço no plantão na 130ª Delegacia e no patrulhamento das ruas do Centro e das Praias de Barra do Furado, João Francisco e Visgueiro durante os dias de festa”, disse a Prefeitura, por meio de nota.

São Francisco de Itabapoana
O J3News entrou em contato com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana para saber como o município elaborou o esquema de segurança para o Carnaval, mas não obteve resposta.
Fonte: J3News

Nenhum comentário: