terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Vivo lidera em reclamações de usuários de telefonia móvel, em Campos

Grande parte da população utiliza os serviços da operadora

Procon de Campos dos Goytacazes (Foto Silvana Rust)

O Procon de Campos dos Goytacazes costuma listar mensalmente as principais reclamações dos consumidores do município. Em 2022, por exemplo, os serviços de energia, água e esgoto, além de telefonia aparecem entre as principais queixas. No ano passado, a concessionária Enel liderou o ranking. Outro problema frequente envolve as operadoras de telefonia. Os usuários asseguram que as dificuldades sobre falta de sinal, queda de linha, serviços de dados móveis estão entre as reclamações. De acordo com o Procon municipal, a operadora Vivo é a que mais recebe críticas dos consumidores campistas.

O agente de turismo, Hernon Braga, é cliente da Vivo. Ele considera o problema frequentes em todas as operadoras. “O serviço é péssimo, falho. Tem ocasiões que a ligação cai e a gente perde a chamada. Aí, tentamos ligar para lá. A falha de internet é que considero mais grave. Ninguém sobrevive sem internet para trabalhar, principalmente”, diz.

Patricia Aires

A manicure Patricia Aires há 19 anos é cliente da Vivo. “Resolver problemas com a empresa é sempre complicado e demorado. Há dificuldades tanto pelo aplicativo, como pelo atendimento telefônico. Acho que o acesso não é facilitado. Já fui cliente da Claro, mas a Vivo é que me deu mais problemas”, compara.

Margareth Bravo

A filósofa Margareth Bravo também já teve diversos problemas com telefonia. “Já tive que ir até a loja para atendimento presencial. Era um jogo de empurra. Pelo telefone também não funcionava a solução para esclarecimento sobre contas. Depois, veio o atendimento por robôs. Falar com máquina é muito desgastante, pois nem sempre há entendimento e fluidez na comunicação. Mudei para Oi e detestei também a qualidade do serviço. A cobertura de celular era caótica e cara na época. Continuo com problemas com a Vivo”, revela.


Hernon Braga

A reportagem solicitou do Procon de Campos, estatística sobre o número total de queixas de consumidores quanto aos serviços de todas as operadoras de telefonia no município. Foi informado apenas que a Vivo ocupa 80% das reclamações dos usuários por ser a operadora com maior número de usuários.

Em dezembro de 2022, A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Campos registraram problemas de instabilidade com os números de emergências das duas corporações. Os números 190 e 192 operados pela Vivo ficaram fora do ar por mais de dois dias. Foi preciso divulgar números de telefones diferentes para que a população pudesse solicitar serviços emergenciais, o que causou uma série de transtornos na ocasião.

Posicionamento da Vivo
De acordo com nota da Vivo, a empresa “vem atuando de forma constante e assertiva para aumentar, cada vez mais, a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes. A companhia também trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando sempre um diálogo aberto e transparente. A Vivo ocupa posição de destaque em resolutividade e satisfação entre as 20 maiores empresas nacionais de todos os segmentos presentes nas plataformas Consumidor.gov e Sindec, serviços públicos que fazem o registro das demandas e permitem a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo”.

A companhia Vivo disse ainda que há diversos canais de atendimento, por meio do autoatendimento no site, nas redes sociais, pelo app da Vivo e pelo WhatsApp – ou pelos canais tradicionais, como nossas lojas e a Central de Relacionamento, pelo *8486. “O cliente que ficar insatisfeito com a resposta recebida nesses canais ainda conta com a Ouvidoria da Vivo, através do número 0800 775 1212”, conclui.

Na segunda-feira (6), o Procon-RJ aplicou,multa de R$ 4.511.783,11 à empresa de telefonia TIM por telemarketing ativo abusivo. Segundo o órgão estadual, a empresa descumpriu o Código de Defesa do Consumidor e a Lei Estadual nº 4.896/06, ao promover ligações de telemarketing ativo fora dos horários permitidos, e mesmo após o consumidor cadastrar seu número telefônico em lista de privacidade. A reportagem do J3News entrou em contato com a operadora TIM para comentasse sobre a aplicação da multa, mas ainda não obteve resposta.
Terceira Via/Show Francisco

Nenhum comentário: