Após os episódios de violência, ocorridos na noite desta terça (21), em bairros de Guarus, duas escolas públicas optaram por suspender as aulas no período da manhã. De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Campos, a medida foi tomada na Escola Municipal Branca Peçanha e no Ciep Carmem Sylvia Carneiro, “visando resguardar a integridade física dos alunos e profissionais”, “em virtude do risco iminente de violência ao redor das unidades”. A Polícia Militar também emitiu nota sobre o assunto.
Na manhã desta quarta, vários áudios circularam em grupos de Whatsapp, espalhando notícias para os moradores evitarem saírem ás ruas, sob ameaças de tiroteios. A medida de fechamento das escolas foi uma tentativa de resguardar a comunidade escolar, após reunião com a Polícia Militar.
Em nota, a Polícia militar disse que “em resposta aos crimes ocorridos na data de ontem (21/03) em Guarus, foram tomadas diversas ações preventivas, para garantir a segurança da população local, bem como o pleno funcionamento das escolas da região.
Informa ainda que temos conhecimento dos áudios veiculados nas redes sociais com mensagens ameaçadoras. Ratificamos nosso compromisso com a sociedade de bem. Para isso, reforçamos Policiamento em toda área de Guarus, sendo intensificado o patrulhamento e abordagens em diversos pontos da região, principalmente nas adjacências das escolas, para garantir o plano funcionamento das mesmas. Além de prosseguir com as ações de retirada de barricadas, que visa a desobstrução das vias, para assegurar o direito de ir e vir do cidadão”
A PM enfatizou ainda que conta com a colaboração da população. “Se tiver o conhecimento do esconderijo de criminosos, assim como a localização de armas e/ou drogas, solicitamos que seja feito o contato através do nosso Disque Denúncias: (22) 2723-1177, que também funciona como Whatsapp.
O sigilo é garantido”, disse
Leia a nota da Prefeitura na íntegra:
“Em caráter preventivo, visando resguardar a integridade física dos alunos e profissionais, a Escola Municipal Branca Peçanha e o Ciep Carmem Sylvia Carneiro suspenderam as aulas na manhã desta quarta-feira (22), em virtude do risco iminente de violência ao redor das unidades escolares. A medida foi tomada em acordo com os pais e representantes de alunos. Entretanto, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia solicitou apoio à Polícia Militar e, após reunião com representantes do órgão, na manhã de hoje, determinou o retorno das aulas ainda na tarde desta quarta-feira.
A Secretaria garante aos alunos da manhã que a decisão não provocará prejuízos educacionais e pedagógicos, visto que as aulas serão repostas em datas a serem divulgadas ainda esta semana. A Secretaria orientou as unidades a enviarem ofícios ao Departamento de Supervisão Escolar com as novas datas e a solicitar apoio das forças de segurança pública, sempre que necessário. As unidades desenvolvem, ainda, projetos educacionais sobre combate à violência e recebem apoio do projeto Ronda Escolar, da Guarda Civil Municipal.”
Relembre os casos
Na noite desta terça, três pessoas foram assassinadas e uma sofreu uma tentativa de homicídio, em bairros diferentes de Guarus. Os homicídios aconteceram na Travessa Murilo Peixoto, no Parque São Silvestre, onde um jovem foi baleado e socorrido com vida, na Rua Expedicionário João de Carvalho, no Parque Presidente Vargas e na Rua Rio Claro, no Parque Guarus, onde, no início da madrugada, Wemerson da Silva Leal foi morto a tiros (veja aqui).
Na noite da última segunda (20), um adolescente de 16 anos foi assassinado a tiros, no Novo Eldorado (veja aqui). Uma mulher, suspeita de ter atirado na vítima foi presa na desta terça (veja aqui).
Terceira Via/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário