sábado, 27 de maio de 2023

Apesar de morte de jovem com meningite, Campos descarta surto da doença

Três pessoas tiveram diagnóstico da doença confirmado desde janeiro

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A prefeitura de Campos informou, nesta sexta-feira (26), que município não se encontra em surto ou epidemia de meningite. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde janeiro, três casos da doença foram confirmados no município. Um deles é o da jovem de 26 anos morreu no Hospital Ferreira Machado nesta quarta. Um homem que foi internado com suspeita de meningite no Hospital Geral de Guarus, no início do mês, teve o diagnóstico descartado por exames.

“A Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção à Saúde (Subpav), informa que de janeiro deste ano até o momento, foram confirmados três casos de meningite. O município não se encontra em surto ou epidemia, por isso, não há motivo para medida de bloqueio epidemiológico e nem para pânico por parte da população”, informou em nota.

De acordo com a pasta, campistas devem ficar alerta para os sintomas clássicos da meningite, como febre alta, rigidez na nuca, mal-estar, fraqueza e vômitos. “Caso sejam identificados é de extrema importância procurar uma unidade de saúde mais próxima”, salientou.

Sobre os pacientes internados em maio, a secretaria de saúde confirmou que a paciente de 26 anos, diagnosticada com meningite, que estava internada no Centro de Terapia Intensivo (CTI) do Hospital Ferreira Machado desde o último dia 09 de maio, veio a óbito. Na ocasião, a Secretaria de Saúde informou que tomou as providências sobre exames laboratoriais e cuidados com a paciente para tratar a doença. A origem da meningite de Lais Barcelos passou a ser investigada.

“Quanto ao paciente do sexo masculino de 41 anos que estava internado no Hospital Geral de Guarus – HGG com diagnóstico sindrômico de infecção generalizada, incluindo o sistema nervoso central, teve exames laboratoriais negativos para meningite. O paciente, que tinha outras comorbidades, deu entrada na unidade no dia 1º de maio e foi a óbito no dia 17 do mesmo mês”, completou.
Fonte:J3News

Nenhum comentário: