A estação do inverno no Brasil chegou nesta quarta-feira (21) por volta de 11.58 horas e será marcado por um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em parte do Norte e Nordeste do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em São Francisco de Itabapoana, a previsão de hoje foi de clima ensolarado mais com vento gelado, em boa parte da região devido ficar muito próximo da orla marítima de acordo com o meteorologista José Carlos Mendonça. O período termina no dia 23 de setembro e, ao contrário de outras regiões, a previsão é de que será de temperaturas altas. Além disso, há, ainda, a necessidade de cuidar da saúde para a prevenção de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e ainda a covid-19, que segue com casos confirmados pelo mundo.
Segundo o Inmet em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a redução da chuva em grande parte do Brasil nesta época do ano é devido à persistência de massas de ar seco, o que provoca a diminuição da umidade relativa do ar e, consequentemente, favorece a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, bem como o aumento de doenças respiratórias. Já os maiores volumes de precipitação (chuva) se concentram no noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e em parte do Sul do País.
José Carlos Mendonça contou que a previsão em São Francisco de Itabapoana e região, no geral, sempre é essa: pouca chuva e temperaturas maiores. Mas, também existe uma mudança em relação aos outros anos, com menos chuvas esperadas. “Neste ano o que tem de atípico é que vai ser um junho, julho e agosto mais seco do que nos outros anos, visto que nos últimos anos choveu mais durante esse período”, analisou o meteorologista.
As temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e a própria covid-19, que ainda não está totalmente controlada. Em São Francisco de Itabapoana, como dito anteriormente, a previsão é de que as temperaturas estejam mais altas, ou seja, os dias serão com sol mais frios. Porém, desde o início do outono, essas doenças e ainda sinusite, rinite, crises de asma e bronquite vem aumentado consideravelmente. De acordo com Sociedade Brasileira de Infectologia, a transmissão dessas doenças ocorre muito por conta do confinamento e permanência em espaços fechados e com pouca ventilação, o que facilita a circulação de microrganismos, principalmente vírus respiratórios. Em ambientes fechados, o contágio por vírus de transmissão respiratória é bem maior.
O SOS São Francisco segue recebendo doações dentro da “Campanha do Agasalho” até o próximo dia 30, de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 17h00, na sede da Instituição, que fica na rua José Luiz de Freitas, 22, centro da cidade de São Francisco de Itabapoana.
Fonte: Redação



Nenhum comentário:
Postar um comentário