A prefeitura participa das discussões através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur). Na semana passada, o secretário da pasta, Júnior Junqueira, participou de uma videoconferência com representantes dos municípios envolvidos, como Campos dos Goytacazes e Quissamã.
— Esta iniciativa vai ao encontro do compromisso da prefeita Francimara Barbosa Lemos em valorizar e preservar nossas potencialidades. Através do geoparque, vamos combinar conservação da nossa história e diversidade geológica, educação e crescimento comunitário, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável e incentivando conexões entre a natureza e a sociedade — afirmou Junqueira, que estava acompanhado do assessor técnico da SecTur, Charles Siqueira.

Um dos temas abordados no encontro foi a participação das cidades na ABAV Expo, feira de turismo que será realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens na cidade do Rio de Janeiro, entre 27 e 29 de setembro. Também ficou acordada a criação de um Ponto de Atendimento Turístico, a ser implantando no Portal de entrada da cidade com material informativo. O espaço é um requisito da Unesco.
Junqueira observou que a criação do geoparque aumentará a visibilidade do município e atrairá “visitantes em busca de experiências autênticas e educativas, o que vai movimentar a economia local e, ao mesmo tempo, promover a preservação”. Segundo ele, com a participação da Unesco, SFI estará conectado a uma rede internacional de geoparques, possibilitando a troca de conhecimento e experiências.
Confira neste vídeo o roteiro geoturístico de SFI, que destaca, por exemplo, os 60 km de litoral, a foz do rio Itabapoana, construções históricas, como o Barracão de Gargaú, as bolandeiras e a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba:
AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário