segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Temporal em Macaé afeta operação de aeroporto, fornecimento de energia e abastecimento de água

Ainda há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos e queda de granizo, quedas de árvores e alagamentos

POR YAN TAVARES
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um forte temporal atingiu Macaé na noite deste sábado (18) e madrugada de domingo (19). Por conta das chuvas intensas e rajadas de vento, a cidade sofreu com quedas de energia elétrica, teve o abastecimento de água prejudicado e a operação do Aeroporto Joaquim Azevedo Mancebo foi suspensa.

Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o aeroporto destruído. A Prefeitura orientou aos passageiros com voos marcados para este dia 19, que entrem em contato com as operadoras para remarcações e mais informações. Em nota, a concessionária declarou que trabalha para minimizar os impactos e restabelecer as operações no local o mais breve possível.

O governo municipal informou que 40 equipes da Enel estão atuando para realizar as ações necessárias e normalizar o fornecimento de luz nos bairros atingidos. Ainda segundo a Prefeitura, o número de clientes afetados era de 27 mil às 11h.

A Cedae comunicou que por conta da falha no fornecimento de energia, a operação do sistema de abastecimento de água foi interrompido às 23h de sábado (18) em Macaé. A companhia informou que a paralisação atinge os bairros Centro, Cavaleiros, Barra de Macaé, Parque Aeroporto, Miramar, Visconde de Araújo, Costa do Sol, Jardim Vitória, Nova Macaé, Cancela Preta, Glória, Parque V Miranda, Lagoa e Nova Cavaleiros.

O prefeito Welberth Rezende utilizou suas redes sociais para cobrar o reestabelecimento de energia elétrica na cidade.

“Determinei que seja cobrado da Enel o restabelecimento de energia em todos os bairros de Macaé. Além dos transtornos nas casas e comércios das pessoas a falta de energia agravou também abastecimento de água feito pela Cedae que já está precário. Precisamos de respostas imediatas!”, escreveu.

A equipe de reportagem do J3News entrou em contato com a Enel em busca de atualizações sobre a situação, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

A Secretaria Adjunta de Defesa Civil do município divulgou que, de acordo com o boletim Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, quedas de árvores e de alagamentos.
Fonte: J3News

Nenhum comentário: