quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Homem se arrisca pendurado em caminhão pelas ruas de Campos

Reportagem da J3News flagrou a cena em vídeo em avenida do bairro Parque Imperial

POR OCINEI TRINDADE
Homem se pendura em caminhão nas ruas de Campos (J3News)

Um caminhão carregado de tijolos cruza a Avenida Lourival Martins Beda, entre os bairros Imperial e Bela Vista, em Campos dos Goytacazes, no início da noite de terça-feira (2). Uma cena comum e rotineira. Entretanto, uma coisa chamou à atenção no tráfego de veículos de carga na região. A reportagem do J3News flagrou um homem pendurado na traseira do caminhão “pegando carona” em manobras arriscadas.

A cena foi registrada por volta de 18h30 de terça-feira (2), em uma das pistas da via que dá acesso à rodovia estadual RJ-216 (Campos-Farol). Não se sabe por quanto tempo o homem ficou pendurado no caminhão. Durante a gravação, que dura pouco mais de um minuto, o “acrobata” do caminhão chegou a descer por instantes, quando o veículo passa por um quebra-molas. Logo após, ele se pendura novamente e segue tranquilamente, apesar dos riscos de queda e de algum incidente.

A gravação do vídeo foi encerrada assim que o caminhão rumou para o bairro da Penha, em um cruzamento de acesso aos bairros Imperial e Bela Vista. A reportagem não conseguiu saber o destino do veículo, nem a identidade do “acrobata aventureiro” pendurado na traseira do transporte de cargas. O flagrante exibe a coragem e a habilidade do rapaz em subir e descer do caminhão em movimento, colocando sua vida em risco.

Em um determinado momento do vídeo, o homem pendurado no caminhão parece fazer sinal e se comunicar pelo retrovisor com alguém que estaria na cabine do veículo. Não é possível afirmar se motorista e ocupante do caminhão teriam dado consentimento para que o rapaz seguisse pendurado e se arriscando na carona.

De acordo com regras do Código Brasileiro de Trânsito, é proibido conduzir passageiros do lado externo de veículos. O artigo 235 considera o ato como infração grave, que rende punição de cinco pontos na carteira, além de pagamento de multa. Pessoas que se arriscam nesse tipo de carona perigosa, também podem ser responsabilizadas legalmente, por colocarem a vida e a segurança de outros motoristas em risco.

Nas ruas e estradas brasileiras, é comum flagrar ciclistas e motociclistas “pegando carona” agarrados de algum modo a outros veículos motorizados A Polícia Rodoviária Federal alerta que essa prática coloca em risco o ciclista e os motoristas que passam pela via. “O ciclista jamais deve pegar carona apoiado em veículos, pois pode perder o equilíbrio da bicicleta, cair na pista e acabar sendo atropelado pelo automóvel”, diz nota da PRF.

Nenhum comentário: