segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Agro, serviço e inovação fomentam desenvolvimento

Financiamento de startups faz parte da agenda para 2024

POR CAMILLA SILVA
Mauro Silva|Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (Foto: Silvana Rust)

O ano começou com dados positivos na economia. De janeiro a dezembro de 2023, foram criados mais de 4 mil novos postos de trabalho em Campos, um aumento de 5,68% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Para 2024, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva, destaca que o foco da pasta será nas potências municipais do agronegócio, na geração de energia solar e na ampliação do diálogo com as universidades, visando fortalecer o empreendedorismo e a inovação.

Para impulsionar a inovação, a proposta é criar em Campos um espaço de empreendedorismo e startups. “Estou certo de que 2024 será um grande ano”, conclui o secretário. O ano de 2023 foi um período de oportunidades para Campos, que celebrou avanços significativos, de acordo com o chefe da pasta. Além da geração de emprego, ele destacou o aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEIs). “O Espaço do Empreendedor facilitou o atendimento aos MEIs, oferecendo também assessoria e orientação para a boa gestão dos negócios. Esta iniciativa contribuiu para que o número de MEIs abertos no município aumentasse de 28.252 em janeiro/2021 para 37.136 em novembro/2023 – um aumento de 31%”, explicou.

Outro foco foi na formalização da Economia Solidária. Segundo a pasta, foram realizados 200 cadastros de profissionais para a emissão da Carteira Nacional do Artesão em 2023. A iniciativa beneficiou mais de 500 profissionais.

A desburocratização também foi uma prioridade da administração, que simplificou o licenciamento de estabelecimentos. O alvará, agora automatizado, é liberado em até 24 horas, eliminando as filas e agilizando o processo de abertura de empresas. “Numa união de esforços, com a participação integrada das secretarias, trabalhamos forte para destacar os potenciais de Campos e atrair negócios. O resultado não poderia ser melhor: novas empresas abertas, milhares de empregos gerados e uma economia que volta a respirar com otimismo e esperança num futuro cada vez melhor”, comemorou Mauro.

Enquanto os dados da Economia, em geral, estavam em alta desde 2021, a recuperação do setor Comércio parecia mais tímida. No entanto, os dados do Caged, divulgados na última semana, apontam que o último ano foi diferente. De 2021 para 2022, os empregos no setor cresceram 0,51%. De 2022 para 2023, os dados apontam um aumento 4,24%. Para 2024, a secretaria destaca o programa Retrofit, lançado para revitalizar imóveis antigos no Centro Histórico de Campos, uma das maiores áreas comerciais do município, e gerar novas oportunidades.

Fundecam
O Fundecam, revitalizado, teve 390 contratos assinados em 2023, totalizando R$ 5,846 milhões em operações de crédito aprovadas. Desde 2021, foram 1.003 contratos, somando R$ 10,769 milhões em crédito, beneficiando 853 microempreendedores, sendo 56% de mulheres.

No setor de energia, ainda segundo Mauro Silva, Campos se consolida como um dos principais centros de geração de energia solar no Brasil. Com cerca de 30 empresas interessadas em investir no município devido ao território plano e alta incidência de luz solar, o potencial de energia fotovoltaica cresceu 200% entre 2020 e 2022.
Fonte: J3News

Nenhum comentário: