sexta-feira, 1 de março de 2024

Francimara confirma vereadora Yara Cinthia como pré-candidata apoiada por ela em SFI

RODRIGO GONÇALVES

Com a confirmação nesta semana de que o ex-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, estará, inicialmente, fora da disputa eleitoral municipal de 2024 (aqui), a atual prefeita da cidade, Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos (SD), parece ter se sentido mais à vontade para definir quem será o nome apoiado por ela para sua sucessão. Trata-se da vereadora de três mandatos e professora Yara Cinthia (SD), que também já foi secretária municipal de Educação de SFI. A própria Francimara fez o anúncio durante uma entrevista em uma rádio da cidade na manhã desta sexta-feira (1º).
— A gente fez mais de 10 pesquisas internas e reuniões do grupo. Hoje, a decisão da pré-candidatura é uma responsabilidade muito grande. Eu não vou estar decidindo o futuro da Francimara, mas de um município todo — disse a prefeita na rádio, acompanhada de Yara Cinthia, que também falou sobre a escolha: "Eu recebi com muita alegria, vendo que já havia um clamor nas ruas em relação a isso. Eu não estou aqui me exaltando nem desfazendo meus colegas. Espero poder estar fazendo com que essa indicação realmente venha a se deslanchar, para que a gente possa estar futuramente galgando o degrau que a gente quer assumir", destacou a pré-candidata.

As cobranças por uma definição de Francimara eram grandes desde agosto do ano passado. O nome de Yara Cinthia já era um dos cogitados desde então, assim como eram os do vice-prefeito Raliston Souza e do vereador Renato Roxinho (Republicanos). Os dois são cogitados para compor a chapa como vice. No entanto, não está descartado um racha no grupo. O próprio Roxinho seria um destes nomes com o apoio do presidente estadual do Republicanos, Waguinho, que é prefeito de Belford Roxo.
— Eu acho que tudo tem um momento, o momento era esse, eu acho que não foi. Não foi demorado, acho que agora a partir do dia 7 abre-se as janelas dos partidos, então acho que quem começou lá atrás, parabéns, eu estou aqu- julgando quem começou antes ou quem não começou, mas eu acho que tudo tem um momento e acaba que esse esse momento, que na minha opinião seria o melhor para a gente definir realmente, também poderia ser uma oportunidade para os outros estarem crescendo mostrando mais o seu trabalho, então acho que eu anunciei no momento certo, no momento que será batido, que já foi batido o martelo. Não volto a minha palavra e a vereador foi escolhida para ser a sucessora — afirmou Francimara.
Outros vereadores e membros do estafe de Francimara, que governa SFI por dois mandatos, corriam por fora em busca da vaga. "A gente ainda está conversando com o grupo. Ainda vai definir a questão da de quem vai compor a chapa com a vereadora e área para ser a vice-prefeito ou vice-prefeito, não sei. E a gente vai dar o pontapé inicial com a majoritária e logo em seguida, mais um pouco à frente, anuncia o vice, também de acordo com o grupo. E com relação aos nomes que no grupo figurava como pré-candidatos, vai ter um entendimento se for da vontade deles, sim. Eu gosto de todos eles, respeito todos, todos são meus amigos (...) A gente sabe que quem não foi escolhido, fica chateado, fica magoado, todo mundo gostaria de ser, mas também eu entendo que tudo na vida tem o seu momento. Às vezes, para a gente avançar, a gente precisa dar um passo atrás para depois dar dois à frente. Então, gosto de todos e vamos decidir junto com o grupo quem vai ser candidato a vice da chapa", completou Francimara.
A eleição no município é em turno único e a prefeita venceu os dois últimos pleitos contra Pedrinho Cherene com um placar bem apertado. A divisão de votos do seu grupo em uma disputa direta com o ex-prefeito seria muito arriscada. No entanto, na última terça (27), o Supremo Tribunal Federal não acatou, por decisão monocrática do ministro presidente Luiz Roberto Barroso, um recurso apresentado por Pedrinho que poderia trazê-lo de volta ao cenário eleitoral. Ele tentou anular no STF uma decisão que reprovou suas contas de 2016, quando estava à frente do Executivo.
Caso não houvesse nenhum impedimento judicial, o ex-prefeito poderia contar com o apoio do grupo do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União), no enfrentamento direto com o grupo de Francimara. Até o momento, o que se tem é a dúvida de quem os Bacellar e Cherene vão abraçar como seu candidato.
Fonte: Fmanhã

Nenhum comentário: