Ponte ainda não foi concluída / Sheila Leal - Defesa Civil
Ficou para depois. Nesta sexta-feira (1º), início de março, mês informado pelo Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) que seria a entrega da Ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, o órgão informou que o prazo foi alterado para junho deste ano. A estrutura ficará pronta e será entregue, a partir do novo cronograma estipulado pelo DER-RJ, junto com os acessos à ponte.
Em nota, o DER-RJ informou que atua nas obras do acesso de São João da Barra, mas o trabalho no lado de São Francisco de Itabapoana foi afetado. Além disso, dos 34 vãos da estrutura da Ponte, 33 já foram concluídos.
“O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) esclarece que dos 34 vãos do projeto da Ponte da Integração, 33 já foram concluídos. Os serviços para finalização do último seguem o cronograma, que pode sofrer alterações em virtude de mudanças climáticas, como por exemplo as fortes chuvas que atingiram todo o estado desde 15 de janeiro. No momento, o DER-RJ atua nas obras do acesso de São João da Barra, com serviços de drenagem. A pista já foi asfaltada e o meio-fio também foi finalizado.
Sobre as obras do acesso pelo lado de São Francisco de Itabapoana, o trabalho de terraplanagem foi afetado, temporariamente, por conta das fortes chuvas na região. O cronograma atualizado indica que as obras serão concluídas em junho deste ano”, informou a nota enviada pelo DER-RJ.
Ponte da Integração
No dia 14 de fevereiro, a equipe de reportagem da Folha esteve no local, porém os responsáveis pela obra estavam do lado de SJB. Funcionários, que preferiram não se identificar, informaram que naquele momento, o lado da ponte, em SFI, passava por terraplanagem, onde está sendo feito a parte da descida da ponte.
A construção da ponte foi inicialmente orçada em R$ 105,7 milhões. Já a obra dos acessos à ponte teve licitação anunciada em agosto de 2022 e a empresa vencedora, a Ferdan Empreendimentos Construções e Serviços Eireli, foi anunciada em janeiro de 2023. O contrato com a empresa foi assinado em abril de 2023, com o valor de R$ 21.298.856,06, e tem duração de um ano. A ordem para o início dos serviços foi assinada em junho deste ano.
Um dos prazos recentes para a conclusão da obra na ponte acabou não sendo cumprido. Ao ser diplomado para seu segundo mandato, em dezembro de 2022, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que “cabeças iriam rolar, caso a obra não fosse entregue até 30 de maio”, ressaltando o quanto “já briguei por essa ponte não está no gibi”.
De acordo com o projeto, a Ponte da Integração tem 16,2 metros de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana, na RJ 194, na localidade Campo Novo.
Espera de 40 anos
Com a proposta de encurtar o trajeto entre SFI E SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte da Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. Orçada inicialmente em R$ 105,7 milhões, a obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
Em 2021, o governador Cláudio Castro afirmou que a construção da ponte seria retomada imediatamente, se não houvesse impedimento por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 22 de setembro, durante uma sessão, o presidente da Corte de Contas, Rodrigo Melo do Nascimento, disse que nunca houve nenhum impedimento quanto à conclusão, apesar das suspeitas de superfaturamento. Somente no início de 2022 a movimentação no canteiro voltou a acontecer.
Histórico de atrasos
1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra "em breve";
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.
01/03/2024- DER faz nova alteração e conclusão da Ponte está prevista para junho de 2024.
Fonte: Fmanhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário