segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Prefeitos da região buscam mais quatro anos de mandato

Com cenário conturbado, São Fidélis repete alto número de candidatos

Por Yan Tavares
Geane Vincler
Welberth Rezende
José William
Carla Caputi
Léo Pelanca

O prazo final para o registro das candidaturas para as eleições municipais de 2024 se encerrou na última quinta-feira (15). Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, o destaque fica por conta de prefeitos no cargo que buscam mais quatro anos de mandato. Grande parte desponta com favoritismo. A principal interrogação acontece em São Fidélis, que teve mudança no comando da Prefeitura há apenas cinco meses. Cinco cidades têm mandatários brigando por uma nova eleição. São eles: Geane Vincler (União Brasil), em Cardoso Moreira; Welberth Rezende (Cidadania), em Macaé; Léo Pelanca (PL), em Italva; José William (PL), em São Fidélis; e Carla Caputi (União Brasil), em São João da Barra.

Os três primeiros foram eleitos prefeitos em 2020. Já os dois últimos, compunham as chapas eleitas como vice e assumiram o comando do Executivo por motivos distintos. José William se tornou prefeito de São Fidélis há cinco meses, após a cassação de Amarildo Alcântara. Já Carla Caputi assumiu a Prefeitura de São João da Barra em abril de 2022, após Carla Machado (PT) renunciar para concorrer às eleições daquele ano como deputada estadual.

Cardoso Moreira – Se em 2020, Geane Vincler (União) derrotou Neto Sardinha com vantagem de oito votos, desta vez o cenário é outro. Antigo rival, Neto Sardinha hoje é aliado de Geane. O que aumenta a força da atual prefeita na disputa. A prefeita terá como vice a vereadora Neriete Navarro (União). Em 2020, o vice eleito foi Wladmir da Silva Lopes. Ela conta com o apoio do deputado estadual Thiago Rangel (PMB) e tem como adversário o ex-vereador Renatinho Medeiros (Republicanos), com o ex-prefeito Gilson Siqueira (Republicanos) compondo como vice.

Macaé – Atual presidente estadual do partido Cidadania, Welberth Rezende chega ao pleito contando números positivos da sua gestão, além do apoio de nomes importantes em busca da reeleição, como o vice-governador Thiago Pampolha (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União). Tem como vice Fabiano Paschoal (MDB), ex-presidente da OAB-RJ e ex-procurador do município.

Welberth terá como rivais: o ex-prefeito Dr. Aluizio (PDT) – com a candidatura sub júdice -, com o médico Carlos Emir (PDT) como vice; Delegado Felício Laterça (PP) com o Policial Militar Marcelo Siqueira (PP) como vice; e o sargento do exército Fabio Pereira Passos (Avante), com o vigilante Marcus Vinicius Gomes da Silva (Avante) como vice.

São Fidélis – A cidade vive um cenário político conturbado. José William (PL) assumiu a Prefeitura há cinco meses, após Amarildo Alcântara ser cassado. José William busca seguir no governo e escolheu para vice na chapa o médico Dr. Fábio Abreu. A situação terá de enfrentar cinco oponentes: Davi Loureiro Neto /Dr. Sebastião Neto (PP); Higor Porto /Dr. Carlos Eduardo Dias Raposo (União) (União); Leyla Macedo/Dr. Getúlio (PT); Gilberto Malafaia/Paulo Locutor (Novo) e Jairo Aquino (SD)/Claudinha Abreu (Cidadania).

São João da Barra – Carla Caputi conta com o apoio da deputada estadual Carla Machado (eleita prefeita quatro vezes), além da aliança com o presidente da Alerj. O vereador Chico da Quixaba foi escolhido para compor a chapa como vice. Caputi terá como adversário na disputa o administrador público Danilo Barreto (Novo), com a Professora Maria Adriana (Progressistas) como vice.

Italva – Léo Pelanca (PL) tenta a reeleição e conta com o apoio do deputado estadual Thiago Rangel (PMB). Ele terá como vice Plínio Fernandes, que foi um dos coordenadores da campanha vencedora de 2020. Léo vai concorrer com dois ex-prefeitos interinos em tempos conturbados do município: Alcirley Lima (União) e Claudinei Melo (Avante). Eles chegaram a assumir o Executivo em anos anteriores, após afastamentos de Margareth Soares – que viria a ser cassada por compra de votos (decisão confirmada pelo TSE em 2019). Alcirley tem como vice o empresário Gerlindo Motoka, ex-vereador e terceiro colocado nas eleições para prefeito em 2020. Já Claudinei compõe a chapa com Alexandre Buru (Avante).
Fonte:J3News

Nenhum comentário: