De acordo com a coordenadora do Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde da Região Norte, Mariane Melo, São Francisco de Itabapoana será o município piloto na região para o desenvolvimento desse projeto, que possibilitará também a realização da Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), que é uma estratégia desenvolvida para qualificar a gestão e fortalecer a vigilância em saúde no território.
A escolha por São Francisco se deu pelo município ter vocação agrícola e ser um dos maiores produtores de abacaxi da região. “Com esse projeto, daremos visibilidade às questões relacionadas à saúde do trabalhador rural no município. Iremos oferecer assistência ao trabalhador, englobando vários serviços como análise de água, indicadores, prevenção e promoção à saúde”, acrescentou Mariane.
— Esse projeto tem tudo para dar certo porque hoje temos 100% de cobertura da Atenção Primária da Saúde, pois as equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) podem ser essa ramificação, trazendo informações do campo para a vigilância epidemiológica — obseervou o coordenador da Atenção Básica, Claudiomar Alves.
Após a reunião, a equipe visitou a Estratégia Saúde da Família (ESF) de Pingo d'Água, que tem grande abrangência na área rural. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pecuária, além de representantes estaduais e regionais do Cerest.
AsCom



Nenhum comentário:
Postar um comentário