sábado, 1 de abril de 2023

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CCZ conclui mutirões Pós-LIRAa com mais de 19 mil imóveis vistoriados

Os últimos bairros que receberam a ação foram Centro e parque Vista Alegre nesta sexta-feira

Dengue volta a preocupar campistas

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu nesta sexta-feira (31), o cronograma de mutirões pós Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Considerando todas as ações, iniciadas em 20 de janeiro, os Agentes de Combates às Endemias (ACEs) vistoriaram 19.602 imóveis, dos quais 4.368 tratados com larvicida. Ao todo, 539 focos foram eliminados, 532 pneus recolhidos, 516 sacos contendo inservíveis foram recolhidos e 64 caixas dágua foram retiradas.

Realizados sempre às sextas-feiras, os últimos bairros que receberam a ação foram Centro e Parque Vista Alegre que totalizaram 1.930 imóveis vistoriados, dos quais 341 precisaram ser tratados com larvicida. Ainda durante os dois mutirões, 26 focos foram eliminados. Também foram recolhidos 52 pneus e 22 sacos contendo inservíveis. Uma caixa dágua foi telada.

Os mutirões Pós-LIRAa, que alcançaram 24 bairros, fazem parte das medidas que visam baixar indicadores de doenças como a dengue que, de janeiro até essa sexta-feira, soma 1.199 casos confirmados laboratorialmente e clínico epidemiológico. Até o momento não há confirmação de zika e chikungunya, mas as ações também combatem essas arboviroses, cujo vetor é o mesmo.

“O saldo foi muito positivo, conseguimos alcançar bastante imóveis e agora esperamos ver o resultado dessas ações com a redução do índice de infestação no próximo LIRAa que será realizado em maio”, disse o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetor (PMCV).

As ações preventivas e de combate ao Aedes aegypti continuam com as visitas domiciliares que são realizadas diariamente e também com os mutirões integrados multisecretarial. Por meio da campanha “Dengue Aqui Não”, o sexto grande mutirão foi realizado na última quinta-feira (30), no Jardim Carioca, ocasião em que foram vistoriados 1.902 imóveis e eliminados 29 focos. Também foram tratados 336 imóveis, recolhidos 23 pneus e 35 sacos de lixo. Duas caixas d’águas foram teladas.

Iniciados em 9 de fevereiro, os mutirões integrados também beneficiaram os bairros de Travessão, Pecuária e adjacência, Parque Prazeres, Jockey Club e Parque Aurora.

Fonte: Prefeitura de Campos

São João da Barra sedia reunião da Rede de Cidades Antirracistas

Município é o primeiro do Norte Fluminense a receber o encontro

POR ASCOM
(Foto: Divulgação/PMSJB)

O avanço das políticas públicas de combate ao racismo e da promoção da igualdade racial foi tema do 5º encontro da Rede de Cidades Antirracistas, que reuniu representantes de 20 municípios do Estado do Rio de Janeiro e um da Bahia, nesta sexta-feira, 31 em São João da Barra.

O evento organizado pela Secretaria Geral da Rede de Cidades Antirracistas, com apoio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Assistência Social e Direitos Humanos, reuniu, das 13h às 17h, um público de mais de 100 pessoas no Sindicato dos Servidores Públicos de São João da Barra (Sispusba).

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de SJB, Sharlene Barbosa Gomes, contou que o município já tem em mãos a minuta da criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial. “Damos mais um passo na consolidação das políticas públicas municipais em busca da igualdade racial, pois não deve haver diferença entre pessoas, somos todos iguais”, salientou.

Presidente da Rede de Cidades Antirracistas, Leonardo Mattos da Costa destacou a participação de São João da Barra como o primeiro município do Norte Fluminense a sediar uma reunião do grupo. “É emblemática essa reunião, por ser a primeira oficial da região e pelo comprometimento do poder público municipal no desenvolvimento de políticas públicas antirracistas”, pontuou Leonardo.

O encontro foi conduzido pelo presidente da Rede e pelo presidente-adjunto, Kleber Luiz Gonzaga. A deputada estadual Carla Machado, autoridades municipais e a promotora Maristela Naurath, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo Campos também participaram do evento.

O encontro definiu a criação do regimento interno da Rede de Cidades Antirracistas, do plano de trabalho das vice-presidências, além da data da próxima reunião, que será abril, de forma virtual.

Professora é afastada de creche: abuso psicológico

Educação de Campos informou que combate abuso psicológico nas unidades escolares

Foto: Divulgação .
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia afastou uma professora efetiva de sala de aula para apurar denúncias de que ela estaria promovendo abuso psicológico em uma criança de 2 anos numa creche municipal. A Secretaria determinou a abertura de um processo administrativo para acompanhar os fatos e tomar as providências cabíveis, inclusive com a possibilidade de exoneração da funcionária do serviço público, caso a denúncia fique comprovada. 

A Secretaria convocou a direção escolar, a professora em questão e a auxiliar de turma para reunião nesta sexta-feira (31), junto à Diretoria de Gestão de Pessoas, Departamento Jurídico e Coordenação Multiprofissional. ​

"Não compactuamos com nenhum tipo de violência, seja ela física ou psicológica, e jamais vamos aceitar que ela ocorra em nenhum espaço, principalmente no ambiente escolar, que deve ser local de acolhimento, amor, empatia e apoio, ainda mais para uma criança que está iniciando sua trajetória escolar. A criança precisa amar estar na escola, a fim de favorecer seu desenvolvimento integral. A Prefeitura está oferecendo condições para que a escola seja um centro de formação intelectual, de desenvolvimento e aprendizagem, um espaço constituído por segurança e proteção, um local de socialização de conhecimentos e de formação intelectual, moral e ética do aluno. Casos de violência psicológica não podem ser menosprezados, muito menos encarados como brincadeira, pois além de criar uma atmosfera de medo e vulnerabilidade, dificultando o avanço do processo de aprendizagem, podem deixar traumas e se transformar, no futuro, em bullying, agressão verbal, agressão física e vandalismo. Como tenho dito, a educação tem que iluminar vidas. Nao vamos tolerar o contrário disso", afirmou o secretário de Educação, Marcelo Feres.

Ele destacou que a Seduct vai implementar, este ano, um projeto previsto no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), de acompanhamento familiar, com visitas da equipe multidisciplinar à residência dos alunos, estreitando ainda mais a relação família X escola.

Além disso, implantou em 2021 o Programa Família na Escola, voltado aos profissionais de educação e famílias de crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, anos iniciais. O programa visa promover a parceria entre a família e a escola, por meio de ações conjuntas de formação das habilidades parentais, de incentivo ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos e de garantia dos direitos da criança, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança.

Graças ao sucesso do trabalho desenvolvido, Campos recebeu o Selo Município Amigo da Família – Edição 2022 - do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

"Campos está muito atenta à relação dos alunos com os professores e com a relação família X escola. Em função da complexidade do processo educacional em todo o país, os educadores precisam buscar apoio emocional e, na Secretaria de Educação de Campos, por exemplo, temos o projeto "Workshop de saúde mental dos profissionais da Educação - promovendo saúde integral", desenvolvido pelo Programa Saúde na Escola (PSE).

A Prefeitura também desenvolve o Método PIE - Performance de Inteligência Emocional em Gestão Educacional, que, no ano passado, beneficiou dezenas de profissionais da rede municipal de ensino. Trata-se de um programa voltado ao atendimento psicossocial de gestores, desenvolvido pela equipe do Programa Treina RH da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, em parceria com o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST) e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct).

"Além da Prefeitura estar descongelando o Plano de Cargos e Salários, a Seduct continua sensível às demandas dos educadores e está dialogando com os servidores, tenho ido pessoalmente até as escolas para ouvir as necessidades e demandas dos professores e diretores, a fim de saber como a Secretaria pode contribuir ainda para ajudar a eliminar as barreiras do fazer pedagógico e ajudar a preservar a saúde mental dos profissionais", finalizou Marcelo.
AsCom

Neste sábado dia 1º de abril em Gargaú!!


 

Ano de 2023 marcará início das obras do Porto Central: Impactos em Campos e São Francisco de Itabapoana RJ

4 MIL VAGAS DE EMPREGO - Terminal muito provavelmente entrará em operação em 2024

 Imagem: Divulgação.
Postado por Fabiano Venâncio -
 
Doze mil mudas nativas plantadas, monitoramento de atividades pesqueiras, formação de mão de obra local e mais de 20 encontros com comunidades de Presidente Kennedy e Marataízes (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ) marcam a pré-instalação do Porto Central, um complexo portuário em desenvolvimento no litoral Sul capixaba com impactos significativos também no Norte Fluminense. O site Campos 24 Horas mostra nesta matéria especial como a obra, com orçamento total de R$ 3 bilhões, deve gerar em torno de 4 mil vagas de emprego. 

O ano de 2023 marcará o deslanchar das obras físicas do empreendimento, em uma área de aproximadamente 2.000 hectares, um complexo portuário multipropósito de águas profundas em desenvolvimento no litoral Sul no município de Presidente Kennedy, a alguns quilômetros de São Francisco. 

Ainda segundo Novais, na primeira fase de construção, no ano passado, os investimentos foram da ordem de R$ 30 milhões, o que gerou em torno de 1,5 mil empregos. O terminal portuário tem previsão de entrar em funcionamento em 2024. 

“Nesta fase é de uma obra típica de uma construção pesada. Então, é muita movimentação de terra, transporte de material, de pedra, construção da infraestrutura de acesso rodoviário, de rede de drenagem, água, subestação elétrica, como também as obras de dragagem e construção do quebra-mar. Construção de pias, de pátios...”, disse, em entevista, o diretor presidente do Porto, José Maria Vieira Novaes. 

Ainda de acordo com José Maria, "a conclusão das obras coincide com a entrada de produção de uma série de campos de petróleo no RJ e ES, e uma de nossas âncoras é a movimentação de petróleo entre navios. Então, precisamos estar muito atentos ao cronograma destas plataformas. Nosso trabalho está focado naesta finalidade". 

COMPROMISSOS - Enquanto isso, a direção do Porto Central trabalha no cumprimento de metas de responsabilidade social e compromissos de integração com as comunidades dos municipios em seu entorno. No último dia 21/03 foi realizada uma reunião geral de alinhamento entre o Porto Central e os Fóruns de Participação Social (CGDR, CGMD e CAMPOC), bem como com os Grupos de Sustentabilidade (GS) de cada um dos municípios da Área de Influência Direta (AID), para apresentação do momento atual do Porto Central, que trouxe perspectiva de início da fase de instalação definitiva do Porto Central para o próximo mês. 

A fase de pré-instalação foi concluída em 2022 e a instalação da Fase 1 do projeto com a construção da infraestrutura portuária necessária para acomodar um Terminal de Granéis Líquidos, incluindo a Dragagem do Canal de Acesso e da Bacia de Evolução, o Quebra-mar Sul, um Jetty e berços de atracação. 

COM AS EMPRESAS REGIONAIS - Entre os encontros com representantes das comunidades dos municípios do entorno do empreendimento já foi realizado um encontro com um grupo de 170 empresas que fornecem produtos e serviços nas áreas de manutenção industrial, construção civil, engenharia de projetos e tecnologia da informação. 

Essas empresa localizadas no Sul do Espírito Santo e Norte do Rio de Janeiro foram inseriadas no Catálogo de Fornecedores Locais, lançado pelo Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional do Porto Central (CGDR). 

O catálogo reúne serviços oferecidos por empresas e pequenos comerciantes com sede nas Áreas de Influência Direta (AID) e Indireta (AII) do Porto Central, compreendida pelos municípios de Presidente Kennedy, Marataízes e Cachoeiro do Itapemirim (ES); e São Francisco do Itabapoana e Campos dos Goytacazes (RJ). 

Também foi realizado um Programa de Educação Ambiental (PEA) junto a pescadores, servidores públicos e outros representantes da comunidade de Barra de Itabapoana, em São Francisco.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Eles participaram da Oficina de Diagnóstico realizada pelo Porto Central durante a qual integrantes do grupo confeccionaram um mapa mental de São Francisco do Itabapoana, destacando as suas percepções sobre as potencialidades e desafios da região, as expectativas com a chegada do Porto Central e as sugestões de atividades a serem realizadas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA).

“A Oficina possibilitou que as pessoas apresentem ao PEA as suas percepções sobre os problemas, as potencialidades de cada região, os desejos que elas têm para o município e as expectativas com a chegada do complexo portuário. A partir dessa análise, o PEA identifica as ações que devem ser desenvolvidas para intensificar os impactos positivos e reduzir os negativos”, destacou a consultora ambiental Adriana Cecatto, responsável pela Lumiar Ambiental.

Prefeita Francimara entrega pavimentação de ruas em Gargaú e na localidade de Sossego

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, ao lado do vice-prefeito Raliston Souza, entregou a pavimentação de uma rua em Gargaú e quatro na localidade de Sossego, na tarde de quinta-feira (30). Os trabalhos foram realizados com recursos e mão de obra do município, através das secretarias de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo e Planejamento e Desenvolvimento, permitindo uma economia de 50% aos cofres públicos.

Em Gargaú, houve a entrega da pavimentação com intertravados da Rua Maximiliano de Andrade, totalizando 1.258 metros de extensão. “Estou cumprindo mais um compromisso assumido com a população da localidade e realizando um sonho antigo dos moradores. A pavimentação da rua visa acabar com o problema de lama, buracos e acúmulo de água da chuva”, ressaltou a prefeita.

Durante o período da obra, houve a remoção do antigo asfalto existente na via pública e a colocação do piso intertravado, que facilita o escoamento da água da chuva, tem maior durabilidade e menor custo de manutenção, além de construídas as calçadas e sistema de drenagem.

Já em Sossego, a prefeita entregou quatro vias públicas pavimentadas aos moradores da localidade: ruas Felipe Teles Manhães, Bom Jesus, “A” (mais conhecida como Rua do Vazante) e Boca da Barra.

“No total, são 480 metros de extensão de pavimentação com blocos intertravados nas quatro ruas de Sossego. Gostaria de acrescentar que as obras realizadas nas duas localidades com recursos e trabalhadores do município, além de custar a metade do valor, ainda permitiu gerar renda para 30 chefes de família durante a execução da pavimentação”, destacou Francimara.

Participaram ainda das entregas em Gargaú e Sossego o esposo da prefeita Francimara e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos, secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da Prefeitura de SFI, um grupo de vereadores da base aliada do Governo na Câmara Municipal, além de moradores das duas localidades.

AsCom






sexta-feira, 31 de março de 2023

Tentativa de homicídio em estrada próximo da Mata da Benta em São Francisco de Itabapoana



Policiais militares numa guarnição a paisana nesta noite de quinta feira, 30, por volta de  19.30 horas, foi informada pelo Sgt de Dia sobre uma vítima de PAF (tiro), no deslocamento recebeu a informação que o homem de iniciais E.da S.M, 36 anos, foi socorrido pela guarnição da Patrulha Rural, para o Hospital Manoel Carola no local nos relatou que: na Localidade de Pingo D'água (Mata da Benta), onde é funcionário, após abastecer sua moto em São Francisco e retornar para fazenda, foi perseguido por um carro Fox Preto e uma moto XRE roxa, que os ocupantes efetuaram vários disparos, sendo que um (01) o atingiu de raspão nas costas, momento este onde a vítima abandonou sua moto e entrou na mata, que identificou dois autores. 

Informo que Patamo 3 fez buscas tentando localizar os autores. 

A vítima que foi transferida para o Hospital Ferreira Machado sem risco de morte. 
Ocorrência apresentada na 147ª DP.
Fonte: PM



Homem abordado com arma de fogo na cintura em praia de Guaxindiba São Francisco de Itabapoa

Nesta última quarta feira, 29, por volta de 23.30 horas, policiais militares quando em patrulhamento na área central de são Francisco, fomos acionado pelo SGT de Dia para proceder a Avenida Campista na praia de Guaxindiba, ao lado da Lanchonete do Gordo em São Francisco de Itabapoana, onde populares teriam visto um homem portando uma arma de fogo.
A guarnição procedeu de imediato e fez a abordagem, logrando êxito em encontrar na cintura do homem com forte odor de alcoólico de iniciais E.C. M, 37 anos, uma Pistola PT92, Cal. 9mm Taurus com 17 munições intactas, sendo uma na agulha e 16 no carregador, e ao seu lado a sua esposa, foi feito o uso da algema, pois o mesmo começou a ficar alterado não sendo possível controlar sem o uso da mesma, e a arma é dela mas não sabia que o seu marido tinha pego a arma em casa, pois ela tem a posse da arma de fogo conforme o registro com validade até 25/11/2031.

Perguntado ao homem para que ele estava com a arma, respondeu que era para sua defesa pessoal.

Diante dos fatos procedemos com ele a DP para medidas de praxe.

Na 147ª DP, ele foi encontrado no artigo 16 da lei nº10.826/2003 ficando a disposição da justiça.
Fonte:PM

Balcão de Emprego com vagas para consultor comercial externo e cozinheiro




O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com uma vaga disponível para consultor comercial externo e outra de cozinheiro (a). As oportunidades são para trabalhar no município.

A Stone oferece a vaga para consultor comercial externo, que precisa ser maior de idade, desejável experiência comercial e que tenha boa comunicação. A empresa oferece além do salário fixo e variável + bônus trimestral (quando preenchidos os requisitos), alguns benefícios: plano de saúde e odontológico, vale refeição e/ou vale alimentação, auxílio creche (para crianças até 5 anos e 11 meses), seguro de vida, vale transporte ou auxílio combustível, entre outros. Já a vaga para cozinheiro (a), a empresa contratante exige disponibilidade para trabalhar aos finais de semana.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail balcaodeemprego@pmsfi.rj.gov.br ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, no período de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

“Quem tiver vagas disponíveis de trabalho e desejar participar da parceria com a SMTDH pode procurar o Balcão de Emprego. Nossa equipe providencia a divulgação e ainda recolhe os currículos dos candidatos”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.


Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Motorista perde controle e colide carro contra monumento de barco, em São João da Barra; duas pessoas feridas

Um carro de passeio perdeu o controle e colidiu contra o momumento de barco na entrada da localidade de Atafona, 2º Distrito de São João da Barra, na noite de ontem (29).

De acordo com a Polícia, o veículo seguia na BR-356, quando o motorista perdeu o controle do veículo e acabou colidindo contra a estrutura. Além do motorista, havia uma outra pessoa no carona. Ambos ficaram feridos.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas para o Centro de Emergência do município. O estado de saúde não foi divulgado.

O acidente foi encaminhado para registro na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.
Portal OZK/Show Francisco

Polícia de Campos chega na Vila dos Pescadores, em Farol de São Thomé, espalha bolinho, mas apreende drogas e arma de fogo municiada

A Polícia de Campos recebeu informações sobre tráfico de drogas na Rua Guido de Oliveira, beira da lagoa, na Vila dos Pescadores, Praia de Farol de São Thomé.

Em atendimento à denúncia, policiais militares foram ao local indicado. Diversos elementos, ao avistarem a chegada da viatura policial, empreenderam fuga.

Os policiais não conseguiram alcançar os elementos, mas, no local em que estavam, foram encontrados cento e oitenta e quatro pinos de cocaína, trezentas e oitenta e cinco buchas de maconha, oito pedras de crack, além de material para endolação de drogas e etiquetas do tráfico. Também foi apreendido um revólver calibre 38 com 17 munições de mesmo calibre, intactas.

O material apreendido foi encaminhado para a sede da 134ª Delegacia de Polícia de Campos (Centro), onde o caso foi registrado.

Portal OZK/Show Francisco

Câmara de São João da Barra aprova reajuste para o funcionalismo e aumento dos cartões Cidadão e do Servidor

Aumento já será pago no próximo salário dos servidores
(Foto: Divulgação)

Em sessão extraordinária realizada nesta quinta (30), a Câmara de São João da Barra aprovou o projeto de lei n° 009/2023, para a concessão do reajuste salarial anual dos servidores públicos, que, este ano, será de 10%. O mesmo percentual foi aprovado para os servidores do Legislativo, por meio do PL n° 010/2023. A Casa também aprovou o PL n° 011/2023, que dispõe sobre o reajuste do Cartão do Servidor (destinado à alimentação), que passará de R$ 400,00 para R$ 550,00. Por fim, os edis aprovaram o PL n° 012/2023, que visa reajustar o valor mensal do Cartão Cidadão, benefício voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social, que passarão a receber R$ 600,00.

A solicitação desses reajustes foi feita pelo presidente e vice-presidente da Casa, Alan de Grussaí e Carlos Machado da Silva (Kaká), respectivamente, por meio da indicação nº 012/2023, aprovada na sessão do último dia 07. “É muito importante esse aumento e quero parabenizar a prefeita Carla Caputi por esse reajuste tão merecido. O servidor tem que ser valorizado. Sabemos que o custo de vida tem aumentado cada vez mais e o poder de compra, cada vez menos”, disse Alan. “É um aumento muito merecido para os servidores e para as famílias, e a gente fica feliz de ver nosso pedido sendo atendido pela prefeita, porque vai trazer muitos benefícios para todos”, acrescentou Kaká.

Também na sessão do dia 07 de março, por meio da indicação 009/2023, o vereador Júnior Monteiro solicitou ao Executivo que viabilizasse meios para conceder o reajuste salarial aos servidores públicos do município. Inclusive, sugeriu a mudança na data-base da correção para janeiro, ao invés de março.
Fonte: Câmara municipal de São João da Barra


Cursos de qualificação na área de petróleo são oferecidos pela Prefeitura de Campos

Secretaria de Qualificação e Emprego firma parceria com empresa privada e disponibiliza 200 vagas para aperfeiçoamento e provável contratação

Foto: Divulgação PMCG

“Qualificar bem para bem empregar”. Com esse mote o novo secretário de Qualificação e Emprego, Robson Silva Barbosa, inicia a nova gestão da pasta com foco na captação de vagas para emprego e na realização de cursos para qualificar mão-de-obra especializada para as demandas das empresas conforme as demandas do mercado. Na quinta-feira (30), ele se reuniu com dirigentes da empresa Seplan Service&Business para firmar parceria que compreende na realização de cursos de qualificação para o setor de petróleo. Na contrapartida, a empresa disponibiliza 200 vagas para técnicos atuarem na produção de petróleo na Guiana/Suriname, com rendimentos na média de R$10 mil.

A reunião foi realizada na sede da empresa, que tem sede nacional em Campos e sede internacional no Suriname, com a prestação de serviços de soluções, planejamento, fabricação, inspeção técnica e manutenção para empresas do setor de petróleo, energia e metalurgia. Durante a reunião com os dirigentes da Seplan, Robson fez ampla explanação sobre as políticas públicas da atual gestão da Prefeitura para fomentar a empregabilidade a partir da qualificação. Ao final da reunião de trabalho, Robson avaliou o encontro como bastante produtivo.

“A ação da Secretaria atende ao propósito do Prefeito Wladimir Garotinho de ampliar a política pública da empregabilidade. Assumo a Secretaria com o propósito de trabalhar muito em sintonia com os demais órgãos de fomento ao desenvolvimento da municipalidade para incrementar a política de fomento ao emprego, por meio de parcerias para qualificar trabalhadores, atentos às oportunidades ofertadas pelas empresas que oferecem oportunidades em Campos e fora de Campos. Nossas tratativas aqui com a Seplan atende esse propósito de firmar parceria para encaminhar técnicos do nosso cadastro de currículos para a triagem na empresa e, ao mesmo tempo, estabelecer cursos de qualificação conforme a necessidade da empresa que vai formar um efetivo de técnicos para levar para sua base de operações na Guiana, com rendimentos que podem chegar a R$ 10 mil”, comemora Robson Barbosa.

O assessor de Gerência da Seplan Services&Business, Rodrigo Pires, relatou que a empresa campista está no mercado há vários anos e o know how adquirido permitiu ampliar suas bases e conquistou contrato de serviços com a multinacional Exxon Mobil que inicia a exploração de petróleo na Guiana (antiga Guiana Inglesa), hoje juridicamente vinculada ao Suriname. Ele fez considerações sobre a parceria com a Prefeitura.

“Temos vagas com demanda para cerca de 200 colaboradores da área técnica para atuar diversas atividades profissionais na Guiana. Podemos afirmar que ofertamos excelente oportunidade, mas preferencialmente que os interessados tenham noção da língua inglesa que é a língua oficial da Guiana. Essa interface proposta pela Secretaria de Qualificação e Emprego será profícua porque receberemos pessoas já identificadas do cadastro da Secretaria e vamos avançar na parceria para a qualificação dos interessados para formar o quadro efetivo que precisamos “, pontuou Rodrigo Pires.
Fonte: Secom/PMCG


TCU manda Marinha devolver R$ 27 mil pagos por Viagra superfaturado

Compra foi feita pelo Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro
DIVULGAÇÃO / PFIZER

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a ocorrência de superfaturamento na compra de pílulas do medicamento Viagra pelas Forças Armadas, feita entre 2020 e 2021, e ordenou a devolução de R$ 27,8 mil aos cofres públicas.

A compra do medicamento foi realizada pelo Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Ao todo, foram comprados mais de 35 mil comprimidos de Viagra, remédio para o tratamento de disfunção erétil em homens e também para hipertensão arterial pulmonar.

De acordo com o processo, um dos oito pregões feitos pela Marinha adquiriu cada comprimido de citrato de sildenafila, princípio ativo do medicamento, por R$ 3,65, embora o valor médio no painel de preços do governo federal para o período fosse de R$ 1,81. A Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU calculou que o edital da Marinha resultou em prejuízo de R$ 27.820,80 aos cofres públicos.

O caso da compra de Viagra pelas Forças Armadas ganhou repercussão em abril do ano passado, quando foi revelada pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO), responsável por abrir a representação no TCU, junto com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

O caso foi relatado no TCU pelo ministro Weder de Oliveira. Pela decisão do TCU, que foi publicada ontem (29), o Hospital Naval Marcílio Dias tem 90 dias para devolver o valor.
Terceira Via/Show Francisco