terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Praias de São João da Barra e SFI consideradas impróprias para banho

Calor muito forte. Em um primeiro momento, a ideia que vem a cabeça é um bom banho de mar para refrescar e diminuir a intensidade da temperatura, principalmente agora na época de festas de fim de ano, mas, antes de tudo, é preciso ficart atento aos condições das praias.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) emitiu um boletim de alerta em que aponta que algumas praias de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, estão impróprias para o banho. São elas: Guaxindiba, Sossego, Gargaú, Grussaí e Atafona.

De acordo com o levantamento, as cheias do Rio Paraíba do Sul e Rio Guaxindiba contribuíram para que o nível de coliformes fecais ficassem acima do limite, impossibilitando uso de banho nessas praias.

Segundo o superintendente regional do Inea, René Justen, os banhistas devem ficar muito atentos a estes alertas e que a liberação dessas praias só dependerá da natureza.

“Se os rios continuarem a baixar o nível, a tendência é que a situação das praias melhore. As pessoas devem tomar cuidado porque a desobediência deste alerta, pode causar sérios danos à saúde, como infecção intestinal e problemas de pele”, disse René.

Em um histórico de amostragem realizado pelo Inea em 2013, pode-se observar que as praias que hoje estão impróprias, já foram consideradas assim, em meses anteriores deste ano.

Em Grussaí, por exemplo, a praia ficou imprópria para o banho durante todo o verão deste ano e também nos meses de março e novembro. Já a praia de Atafona, ela foi considerada imprópria do mês de janeiro ao mês de maio.

Nas praias do município de São Francisco do Itabapoana, a praia de Guaxindiba ficou imprópria do mês de abril à agosto. Já em Sossego, o alerta foi emitido durante todo o verão até o mês de maio.

Em Gargaú o perigo se apresentou somente no mês de novembro.

Show Francisco
     

Nenhum comentário: