sábado, 25 de março de 2017

Cultura, esporte, saúde e lazer no aniversário de 182 anos de Campos

O prefeito Rafael Diniz vai abrir a programação, às 8h, com uma solenidade na sede da prefeitura
Foto: PMCG

Campos completa 182 anos de elevação de vila à categoria de cidade no dia 28 de março, terça-feira, e, para marcar a data histórica, a Prefeitura de Campos vai realizar uma programação que inclui atividades culturais, esportivas, de promoção à saúde, lazer e que reúnam a história do município e a elevação da autoestima da população. O prefeito Rafael Diniz vai abrir a programação, às 8h, com uma solenidade na sede da prefeitura com a participação da Banda da Guarda Civil Municipal. Na segunda-feira (27), também dentro da programação de aniversário da cidade, haverá a reabertura do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, com o Festival de Esquetes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ).


O festival começa às 19 horas e será em homenagem ao Dia Mundial do Teatro e do Circo, comemorados em 27 de março. O prefeito Rafael Diniz antecipou o ponto facultativo para segunda-feira (27) e, no dia 28, o expediente na administração pública será normal. Na terça-feira, às 8h, haverá solenidade de abertura da programação na sede da prefeitura e, em seguida, culto ecumênico. Em seguida, várias atividades serão desenvolvidas nas Praças do Santíssimo Salvador e das Quatro Jornadas, no Centro.

Representantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Fundação Municipal de Esportes (FME), superintendências de Comunicação, do Idoso e de Entretenimento e Lazer se reuniram com a chefe do cerimonial Daniela Tinoco para definir alguns detalhes da programação.

— Será uma programação integrada envolvendo vários órgãos da prefeitura valorizando a história do nosso município e o seu principal patrimônio, que é a população. Também teremos, dentro da programação, uma ação de solidariedade com a unidade móvel do Hemocentro das 8h às 17h recebendo doadores para reforçar o estoque de sangue — disse a chefe do cerimonial.

Exposição – No Museu Histórico de Campos, também na praça, será aberta a exposição “Achados Arqueológicos sobre o Sítio do Caju” que vai contar a história dos índios Goytacazes, que foram os primeiros habitantes do município. Neste dia, o museu ficará aberto das 10h às 20h.

— Também teremos atividades para as crianças neste dia. Uma caixa de terra, onde elas poderão simular uma escavação. Vai ser muito divertido e enriquecedor — disse a gerente do Museu, Graziela Escocard.

Atividades na praça – Tendas serão montadas e vários tipos de atendimentos serão oferecidos, a partir das 15h, na Praça São Salvador. Entre os serviços oferecidos, estão aferição de pressão e glicemia e orientação dos programas de saúde voltados para o trabalhador. Também haverá oficina de grafite da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ); distribuição de mudas de árvores pela secretaria municipal de Desenvolvimento Ambiental e penteados com o Projeto Black & Cia. Às 16h, haverá alongamento laboral; às 17h20, roda de capoeira e, às 18h20, apresentação da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece) com o espetáculo Coisas da gente, que fala sobre a cultura popular de Campos, fazendo uma viagem pela história, doces, dança e folclore do município.

— Encerrando a programação, haverá show às 19h30 com artista local valorizando nossa cultura e todo cenário arquitetônico, que envolve o local, como o prédio do Museu e o Chafariz Belga — disse o vice-presidente da FCJOL, Vinícius Soares.

Stand up paddle – Através do Departamento de Turismo, também será realizada neste sábado (25), a remada pelo Rio Paraíba do Sul entre o Rancho da Ilha até o Cais da Lapa, um percurso de 10 quilômetros. A remada, que conta com o apoio da prefeitura, será realizada entre 8h e meio-dia, com saída às 8h do Rancho da Ilha. O evento é uma realização da Associação Norte Fluminense de Stand Up Paddle (ANFSUP). Segundo o diretor de Turismo, Júnior Lucena, essa modalidade esportiva vem crescendo muito em Campos e na região e o passeio acontece na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, 22 de março. Segundo a organização do evento, a remada também será em comemoração aos 182 anos de elevação de Campos à categoria de cidade, 28 de março.

Fonte: Comunicação/PMCG

Nenhum comentário: