terça-feira, 19 de setembro de 2017

Começam as obras para implantação do Núcleo de Controle de Zoonoses de SFI


Começaram na segunda-feira (19) as obras para a implantação do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São Francisco de Itabapoana (SFI). As intervenções acontecem no prédio da antiga fábrica de reciclagem, na Estrada da Cobiça, nas proximidades da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).

A primeira etapa das ações está concentrada na limpeza do imóvel abandonado. Cerca de 30 funcionários da Vigilância Sanitária (Visa) e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil; e Obras, Urbanismo e Serviços Públicos atuaram neste serviço, que inclui ainda os arredores da futura sede do NCZ.

“As árvores foram podadas e o mato roçado no entorno do local. Além disso, a estrutura de um telhado velho foi removida. Estas ações devem terminar na quarta-feira (20)”, disse a diretora da Visa, Karina Abdu. Ela contou que após o fim deste serviço, a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento fará uma vistoria para identificar a necessidade de possíveis adequações. Posteriormente, serão feitos os ajustes finais, como pintura.

Na quarta-feira passada (13), a prefeita Francimara Barbosa Lemos visitou o local, autorizando o início dos trabalhos. Durante a visita, ela destacou a importância do órgão para o município.

Entre as atribuições do NCZ estão a apreensão de animais de pequeno ou grande portes em via pública; tratativas de posse irresponsável, através da instalação de microchips ou castração e controle populacional. “Essas são basicamente as três funções do NCZ. Ainda não temos um prazo estimado para o término das obras porque pegamos um lugar abandonado e temos que agir de acordo com o boletim técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)”, explicou o coordenador da Visa, Carlos Magno Mariano.

Mariano frisou que SFI não receberá o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas sim o NCZ, devido à quantidade de habitantes do município.

Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: