Problema foi tema de reportagem especial do Jornal Terceira Via em setembro de 2021 e também no ano de 2019

Uma força-tarefa para identificação, abordagem e aplicação de medidas protetivas a crianças e adolescentes que estão em situação de risco nas ruas de Campos foi criada pela Prefeitura de Campos nesta quinta-feira (11). O trabalho será feito por técnicos dos Centros de Referências Especializados em Assistência Social (Creas) e conselheiros tutelares. A força-tarefa foi criada depois que o Ministério Público – por meio da promotoria de tutela coletiva da infância e juventude – instaurou inquérito civil público para verificar que medidas estão sendo tomadas pelo poder público para resolver o problema.
O caso foi tema de reportagem especial do Jornal Terceira Via, no dia 26 de setembro de 2021 (Veja aqui) e também em 2019.
Por meio de nota, a promotora Anick Rebello informou que observou aumento de crianças e adolescentes em situação de abandono e mendicância nas ruas de Campos. Ainda de acordo com o MP, o órgão se reuniu algumas vezes com representantes da prefeitura para discutir o assunto.
“Ao ver da promotoria, não se deve banalizar ou tolerar a exploração de crianças em sinais de trânsito ou rodovias, seja trabalhando ou mendigando, sob a justificativa de ser um fato inevitável decorrente da crise econômica agravada pela pandemia. Qualquer tipo de exploração infantil deve ser combatida e enfrentada com políticas públicas sérias e eficientes. É importante que a comunidade participe denunciando o fato às autoridades competentes, como por exemplo, conselho tutelar, Creas e outros”, informa a nota do Ministério Público.
Fonte:Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário