Irregularidades estão sendo investigadas em área de preservação permanente
Viatura do Linha Verde no local (Foto: Divulgação)
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano identificaram nesta sexta-feira (17) o desmatamento em uma área de preservação permanente localizada no município de São Fidélis. Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncias encaminhadas pelo Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente.
Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar as informações, a equipe da 3ª UPAm esteve na localidade conhecida como Retiro Saudoso, onde durante a fiscalização, encontraram árvores cortadas, todas com características de nativa, em estágio inicial e médio de regeneração natural. Os troncos cortados foram utilizados para a construção de uma cerca e área de lavoura, degradando assim cerca de mil metros quadrados de terreno. Ainda de acordo com os agentes, toda essa intervenção ocorria a menos de 30 metros de um curso de água. Um morador que passava pelo local informou que o terreno havia sido arrendado, mas o dono do mesmo não se encontrava no momento da fiscalização. Com base então no artigo 38 da lei de crimes ambientais além do artigo 4º da lei 12.651, a equipe da UPAm se encaminhou à 141ª DP, onde após perícia, a ocorrência foi registrada.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.
Fonte:Terceira Via
Nenhum comentário:
Postar um comentário