segunda-feira, 20 de março de 2023

Orquestrando a Vida na estrada em turnê pelo RJ

Patrocinada pelo grupo IMNE, ONG também vai receber aporte da Prefeitura e do Governo do Estado e expandir polos

Espetáculo | No dia 5 de Abril, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino se apresentará na cidade de Niterói (Foto: divulgação)

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da ONG Orquestrando a Vida, está fazendo uma turnê pelo Estado. Os concertos já passaram pela capital e Região Serrana e seguem com apresentações em Campos e Noroeste, levando o melhor da música clássica e passando também pela Música Popular Brasileira (MPB), Pop e Bossa Nova. O projeto também comemora a expectativa de expansão e aproximação de comunidades mais distantes da área central da cidade, onde fica a sede. A Orquestrando já conta com recursos do município e patrocínio do Grupo IMNE, e agora, vai contar com aporte de R$ 600 mil, do Governo do Estado, que serão destinados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Os espetáculos da turnê tiveram início no último dia 05, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A segunda apresentação foi um concerto em Nova Friburgo, seguida de concerto em Petrópolis, no último dia 16, em comemoração ao aniversário da cidade. De volta à Campos, no dia 28 de março, haverá uma apresentação especial na Igreja de São Francisco de Assis, em comemoração ao aniversário da cidade.

No dia 1º de abril, os músicos voltam à estrada e a Praia de Imbetiba, em Macaé, será palco de outro concerto. No dia 5 de abril, Niterói receberá a Mariuccia Iacovino no Teatro Municipal da cidade.

O Noroeste Fluminense também está incluído na turnê, e no dia 14 de abril, o Cristo Redentor de Itaperuna será palco de mais uma apresentação. Para encerrar em grande estilo, Campos recebe nova apresentação em maio.
O programa musical da Orquestra Mariuccia Iacovino é eclético e inclui Baden-Powell, Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Freddy Mercury, Shostakovich, Alberto Ginastera, Tchaikovsky entre outros grandes compositores nacionais e internacionais.

Apoio empresarial e público
A ONG Orquestrando a Vida trabalha o desenvolvimento musical de jovens oriundos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. No início do mês, foi anunciada a criação de dois novos núcleos em Campos, sendo um na Terra Prometida, em Guarus, e o outro na Tapera. O anúncio do aporte do Governo do Estado, que vai viabilizar a expansão, foi feito pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, em visita a Campos, quando conheceu a sede do projeto, acompanhada da primeira-dama do município, Tassiana Oliveira.

“O presidente da Orquestrando a Vida, o maestro Jony William, já me falava do desejo de levar o projeto para os bairros mais distantes, pois muitos jovens possuem dificuldades de chegar até a sede. Acredito demais na inclusão e estou encantada pelo projeto. E como a preocupação do prefeito Wladimir Garotinho é buscar recursos para que coisas tão boas possam ser reproduzidas nas comunidades, estaremos aportando R$ 600 mil para abertura de dois polos e na compra de um ar condicionado para ser instalado no local de ensaio e treinamento das orquestras. Espero ajudar ainda mais para que a Orquestrando continue transformando vidas e dê oportunidades a outros jovens”, disse Rosângela.

Para o presidente da ONG, o maestro Jony William, expandir o projeto é a realização de um sonho. “Já estamos com as bandeiras fincadas na Terra Prometida e na Tapera para iniciar as atividades. E este recurso é a realização de um sonho de darmos mais um passo de ter uma Campos com mais sementes de jovens que serão brotadas dentro de meses”, vibrou.
Fonte: J3News

Nenhum comentário: