A Ceia de Natal está quase 10% mais cara em relação ao ano passado. A constatação está na primeira pesquisa realizada pela Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-Campos), que apresenta uma elevação dos preços em 9% e foi divulgada nessa sexta.
A análise, feita nos principais supermercados da cidade, objetiva dar condições ao consumidor de escolher o preço mais acessível, economizando tempo e dinheiro, além de auxiliar na escolha dos produtos mais consumidos nesta época do ano.
Superintendente do Procon-Campos, Rosangela Tavares lembra que o preço não é tabelado e que a pesquisa é feita por produto, peso ou unidade. Segundo o Procon, lojas da mesma rede podem praticar preços diferentes para um mesmo produto, porém quando é feita uma propaganda, todas as lojas devem seguir o que foi ofertado.
— Os consumidores devem fazer uma lista dos itens necessários e se atentar para as facilidades ofertadas, como descontos, proximidade, estacionamento, formas de pagamento e entrega em domicílio. É importante também observar as informações do produto, como prazo de validade, peso, identificação do fornecedor e temperatura de conservação — destaca Rosangela.
Na pesquisa, foram identificadas diferenças de preços superiores a 150%. Por isso, o consumidor deve ficar atento. A pesquisa pode ser acessada também no site procon.campos.rj.gov.br e no Facebook do órgão. No próximo dia 19, será divulgada uma nova pesquisa.
Fmanha/Show Francisco