terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Inscrições para concurso da Polícia Federal terminam nesta terça-feira; são oferecidas 1.500 vagas

Provas da primeira fase do concurso estão marcadas para 21 de março Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Termina nesta terça-feira (dia 9), às 18h, o período de inscrições para o concurso da Polícia Federal (PF) com a oferta de 1.500 vagas para ambos os sexos. Há ainda expectativa de que mais 500 excedentes também sejam convocados. O cadastramento pode ser feito pelo site www.cebraspe.org.br/concursos/pf_21.

O processo seletivo terá oportunidades para delegado, agente, escrivão e papiloscopista. Para todos os cargos, há exigência de apresentação de diploma de conclusão de curso superior. No caso dos candidatos a delegado, é preciso ter graduação seja em Direito. Há reserva de vagas para negros e portadores de deficiência.

As taxas de inscrição variam de R$ 150 (agente, escrivão e papiloscopista) a R$ 250 (delegado). Vale destacar que também é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B" (pelo menos).

Distribuição dos cargos

- 123 postos para delegado

- 400 vagas para escrivão

- 84 chances para papiloscopista

- 893 oportunidades para agente

Salários oferecidos

Delegado - R$ 23.692,74

Escrivão - R$ 12.522,50

Agente - R$ 12.522,50

Papiloscopista - R$ 12.522,50

Etapas da seleção

A primeira etapa do concurso é composta por provas objetiva (120 questões) e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, marcadas para 21 de março.

Depois, em maio, haverá exame de aptidão física, além de avaliações médica e psicológica, que estão previstas para o mês de junho. Para o cargo de delegado, também haverá avaliação de títulos e prova oral (com questões de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal). No caso da função de escrivão, haverá prova prática de digitação.

Aqueles que passarem por todas essas etapas — incluindo investigação social — deverão participar, em agosto, de um curso de formação na Academia Nacional de Polícia, que fica em Brasília, com duração de dez semanas, em regime de internato. O preenchimento dos cargos deverá ocorrer até o fim do ano de 2021.

Segundo o edital, os aprovados na seleção vão ingressar na academia ainda em agosto de 2021. A estimativa é que no fim do processo, a PF conte com "o maior efetivo de sua história", podendo ultrapassar a marca de 12 mil policiais.
Fonte Extra

GTR oferece 650 vagas em cursos gratuitos até dia 12/02.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), através do Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), está disponibilizando 650 vagas em 17 modalidades de cursos gratuitos profissionalizantes, artesanatos e offshore (lista no final da matéria). As inscrições vão até 12 de fevereiro, no período de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Teremos três locais de inscrição: no Barracão de Gargaú, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Praça João Pessoa e na SMTDH (Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro). É uma grande oportunidade de qualificação gratuita que o município está oferecendo para os nossos moradores”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos. “Devido à pandemia da Covid-19, haverá limitação de inscritos. Caso o número de candidatos ultrapasse o de vagas oferecidas, vamos utilizar o critério sócio econômico para definir os contemplados”, informou o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo. 

RELAÇÃO DOS CURSOS OFERECIDOS 
• Barbeiro • Cabeleireiro • Manicure • Design de Sobrancelhas • Auxiliar de Farmácia • Auxiliar Administrativo • Jardinagem • Corte e Costura • Padeiro e Confeiteiro • Paisagismo em Vidros Terrários • Biscuit • Arte em Concha • Macramê • Pedraria • Informática • Eletricidade Básica • Nr-35 Quaisquer outros cursos que estejam sendo ofertados no município, neste período, nada têm a ver com o GTR e, consequentemente, a SMTDH. Para mais informações a respeito dos 17 cursos oferecidos pelo GTR basta acessar o link https://www.pmsfi.rj.gov.br/gtr-oferece-650-vagas-em.../

Atenciosamente SMTDH São Francisco de Itabapoana (RJ)

Prefeitura recebe representantes do Estado para discutir avanços para a área ambiental


Na intenção de discutir ações que terão como meta beneficiar São Francisco de Itabapoana (SFI), o vice-prefeito Raliston Souza, acompanhado de secretários municipais e vereadores, recebeu os representantes da secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade para discutir as iniciativas. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (8), na sede do órgão Executivo. A prefeita Francimara Barbosa Lemos está cumprindo agenda na cidade do Rio de Janeiro. O subsecretário de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, Flávio Francisco Gonçalves, pontuou o motivo da vinda ao município. “As referências que tenho de São Francisco são ótimas. Queremos ser parceiros e estreitar laços para trabalharmos juntos. Estamos estendendo as mãos para acelerar as ações que dizem respeito à área ambiental”, disse. A secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), Luciana Soffiati, falou das ações que estão em curso. “Nosso município é o único da região que possui pronto o projeto de Resíduos Sólidos. Também já temos o estudo técnico para a implantação das Unidades de Conservação para as localidades de Gargaú e Lagoa Doce. Além disso, já encaminhamos à Câmara de Vereadores a criação da Guarda Ambiental”, detalhou. Durante a reunião, a secretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, destacou a necessidade de dar prosseguimento ao projeto de Resíduos Sólidos, referente ao Hospital Municipal Manoel Carola. “A prefeita Francimara tem interesse em implantar um setor de pequenas cirurgias no hospital, mas primeiro é necessário que esse projeto seja aprovado. Contamos com o apoio de vocês do Estado para nos ajudar nesse processo”, solicitou. Nas iniciativas que cabem ao Legislativo municipal, os vereadores José Renato dos Santos Barreto (Renato Roxinho), João Eleno Barreto de Jesus e Milson de Freitas Mota (Milsinho) se comprometeram a levar a demanda para discussão na Câmara. O subsecretário Flávio falou que irá fazer uma análise das leis e programas já existentes. “Depois de examinarmos tudo o que vocês possuem, iremos tentar buscar conformidades com o que está previsto nos critérios de avaliação para identificar as necessidades”, finalizou. Logo após a reunião, os representantes do Estado foram convidados para percorrerem o município e visitar a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. Também participaram do encontro o subsecretário de Saneamento Ambiental, Sergio Mantovani, superintendente de Biodiversidade, Leandro Gomes, a chefe do Gabinete, Francilea Azeredo, o engenheiro ambiental da Sema, Léo Coutinho, o secretário de Agricultura, Enaldo Barreto, e o subsecretário de Planejamento, Alex Favorett. 
Ascom SFI

Universidade do Estado do Rio de Janeiro adia vestibular para maio

Decisão leva em conta casos de covid-19 no estado

Reprodução

As atividades presenciais não essenciais estão suspensas até dia 28 de fevereiro.


O vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que estava marcado para o dia 28 deste mês, foi adiado para 2 de maio. O motivo é o aumento do número de casos de covid-19 no estado.

O modelo de avaliação revisto terá uma única prova, com questões objetivas e redação. A direção da Uerj informou hoje (8) que todos os 46.209 candidatos que já estavam inscritos para o exame em fevereiro estão automaticamente incluídos para fazer a prova na nova data. Mais adiante, todos os inscritos deverão escolher o curso em que desejam ingressar, bem como informar a opção pelo sistema de cotas.

Apesar do adiamento, os dois livros de literatura cujos conteúdos serão base de provas permanecem os mesmos. São “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, para a área de linguagens, da parte objetiva, e “1984”, de George Orwell, para a redação. Segundo a Uerj, o edital reformulado será divulgado em breve, contendo todas as orientações relativas ao exame. As informações serão divulgadas pelos canais oficiais da Uerj e do vestibular, respectivamente www.uerj.br e www.vestibular.uerj.br.

Riscos

O adiamento do vestibular levou em consideração parecer da Comissão para Acompanhamento e Suporte à Tomada de Decisão sobre o coronavírus na Uerj, que avalia os riscos da pandemia. A comissão vem elaborando pareceres para monitorar a evolução dos estágios da pandemia e apoiar a gestão da universidade na adoção de medidas voltadas às atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão.

O documento mais recente, emitido em 30 de janeiro, leva em conta indicadores estratégicos, distribuídos nos eixos epidemiológico, capacidade instalada, velocidade de crescimento e mobilidade urbana. A comissão recomenda que deverão ser mantidas as atividades remotas; as atividades laborais e funcionamento deverão envolver apenas serviços considerados essenciais, com limite de acesso; e proibição de qualquer evento de aglomeração.

As atividades presenciais não essenciais encontram-se suspensas na Uerj até o dia 28 de fevereiro próximo.
Fonte: Agência Brasil

Com foco na inclusão, Rede Ceja abre matrículas para novos estudantes

Divulgação

Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o Ensino Médio.

Estão abertas, em todo o Estado do Rio de Janeiro, as matrículas para novos alunos que desejam ingressar na Rede Ceja - Centro de Educação de Jovens e Adultos. Essas escolas da rede estadual de ensino são administradas pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e voltadas para quem deseja concluir os ensinos Fundamental e Médio e está fora da idade escolar.

O processo continua totalmente on-line. A primeira etapa consiste na pré-matrícula, que deve ser feita no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/. Depois é necessário encaminhar um e-mail para a escola onde o aluno deseja estudar anexando os documentos exigidos (a lista completa está disponível em www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/).

Para se tornar aluno do Ensino Fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o Ensino Médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o estudante matriculado no Ceja estuda de acordo com sua disponibilidade por meio de uma plataforma on-line adequada para o ensino semipresencial. O aluno conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas, e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, destacou a importância da Rede Ceja na inclusão daqueles que estão fora da idade escolar.

- As nossas instituições educacionais estão voltadas para acolher e possibilitar aprendizagens significativas aos estudantes, sejam jovens ou adultos fora da idade escolar. É dando oportunidade de inclusão, respeito e incentivo que possibilitaremos a inclusão e concretização dos sonhos dos nossos alunos - afirmou o secretário.

O presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira, destaca que a Rede Ceja oferece o ensino semipresencial desde a década de 70 e há 8 anos utiliza uma plataforma on-line adequada para essa modalidade, o que facilita a aprendizagem.

- O aluno da Rede Ceja encontra todas as possibilidades para terminar seus estudos, seja pela plataforma, ou com auxílio presencial dos nossos professores, além de toda equipe envolvida nessa importante iniciativa - comenta o presidente.

Como se matricular no Ceja:

- Veja qual é a escola mais perto de você. Acesse www.cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/.

- Fazer a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/

- Após a pré-matrícula, o aluno deve encaminhar um e-mail para a escola onde deseja estudar enviando os documentos necessários.

- A confirmação da matrícula será realizada pelo mesmo e-mail que o aluno enviou os documentos.

- O aluno receberá a confirmação da matrícula com as seguintes orientações para iniciar seus estudos de casa:

- como e o que estudará;

- número de matrícula;

- vídeo explicativo de como acessar a plataforma on-line de ensino.

- Os documentos originais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente.

- Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.

Documentos necessários:

- Carteira de Identidade (RG)

- CPF

- Comprovante de residência atualizado

- Histórico Escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Enem ou Encceja, ou Provão dos Exames Supletivos

- Certidão de Nascimento ou de Casamento

- Certificado Militar (sexo masculino)
Fonte: Ascom RJ

Policiais Militares detém suspeito de tráfico de drogas na Ilha dos Mineiros em São Francisco de Itabapoana RJ

Policiais militares detiveram na madrugada desta terça-feira (09), suspeito de tráfico de drogas na Ilha dos Mineiros em São Francisco de Itabapoana. Os militares receberam a informação que os suspeitos estavam em uma casa e montaram cerco. Assim que chegaram ao local, segundo a PM, um suspeito identificado como T. R. M. S. que possui anotações criminais por tráfico, pulou da laje, mas acabou sendo capturado com um revólver calibre 38, com 5 munições, sendo duas deflagradas e três intactas. Outro suspeito, J. M. DA S.. 30 anos com anotações criminais por tráfico e associação para o tráfico), fugiu com uma pistola na mão, efetuando disparos contra os PMs.

No interior da casa, mais dois homens com anotações criminais foram encontrados, mas nada ilícito foi encontrado com eles.

Em revista na laje onde os homens estavam foram encontrados um carregador de pistola calibre 380 com 14 munições, dois tablets e sete aparelhos celulares.

A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia de Polícia.
Fonte: PM

Caixa paga abono salarial para nascidos de março a junho

Quem não tem conta na Caixa pode sacar a partir do dia 11

Divulgação

O dinheiro será depositado na conta corrente informada pelo trabalhador.

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça (9) o abono salarial 2020/2021 – ano-base 2019 - para os trabalhadores nascidos no período de março a junho. Mais de 7,5 milhões de trabalhadores terão direito ao saque do benefício nessa etapa do calendário, totalizando mais de R$ 5,9 bilhões em recursos disponibilizados.

O dinheiro será depositado na conta corrente informada pelo trabalhador. Para quem não é cliente do banco, foi aberta uma conta poupança digital, gratuitamente, a mesma usada para pagar o auxílio emergencial. As poupanças digitais podem ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), boletos bancários, compras com cartão de débito virtual pela internet e compras com código QR (versão avançada do código de barras) em estabelecimentos parceiros.

Nos casos em que o valor do abono não possa ser creditado em conta existente ou na poupança digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências. Nesse caso, os recursos estarão disponíveis na quinta-feira (11).

O saque pode ser realizado até 30 de junho. Em todo o calendário de pagamentos do exercício 2020/2021 do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), a Caixa disponibilizará R$ 17 bilhões para 22,2 milhões de trabalhadores.

Antecipação

Na semana passada, o governo federal antecipou o pagamento do abono para os nascidos em maio e junho, que receberiam os valores somente a partir do dia 17 de março. Com a antecipação do calendário, esses beneficiários receberão com os nascidos em março e abril.

A antecipação também vale para os funcionários públicos ou trabalhadores de empresas estatais e, nesse caso, o calendário é de acordo com o dígito final do número de inscrição do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A partir de 11 de fevereiro, o crédito ficará disponível para saque para inscritos com final 6 e 7, como no calendário original, e para aqueles com final 8 e 9, que serão antecipados. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil e quem é correntista da instituição também já recebe os recursos nesta terça-feira (9).

Quem tem direito

Tem direito ao abono salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social, conforme categoria da empresa. Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas.

As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição no Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil. Nesse caso, o beneficiário pode optar por realizar transferência para conta de mesma titularidade em outras instituições financeiras, nos terminais de autoatendimento do BB ou no portal www.bb.com.br/pasep, ou ainda efetuar o saque nos caixas das agências. Para o exercício atual, o banco identificou abono salarial para 2,7 milhões de trabalhadores vinculados ao Pasep, totalizando R$ 2,57 bilhões.

Abono 2019/2020

Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial do calendário anterior, de 2019/2020 – ano-base 2018, finalizado em 29 de maio do ano passado, ainda podem retirar os valores. O prazo vai até 30 de junho deste ano e o saque pode ser feito nos canais de atendimento com cartão e senha Cidadão, ou nas agências da Caixa.

A consulta sobre o direito ao benefício, bem como ao valor à disposição, pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800-726-0207) e no site www.caixa.gov.br/abonosalarial.

No caso do Pasep, os recursos ficam disponíveis para saque por cinco anos, contados do encerramento do exercício, de acordo com decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Os abonos não sacados são transferidos automaticamente para o próximo exercício, sem necessidade de solicitação do trabalhador.
Fonte: Agência Brasil

Polícia apreende 20 quilos de droga no Parque Prazeres e busca por traficante foragido

Foram recolhidos cinco quilos de cocaína, além de 15 quilos de maconha; armas e munição também estavam dentro da casa do acusado



Material apreendido pela PM no Parque Prazeres, em Guarus (Divulgação)

A Polícia Militar investiga o paradeiro de um homem, acusado de traficar drogas no Parque Prazeres, em Campos dos Goytacazes. Conhecido pelo apelido de “Orelha”, W.G.S., de 22 anos, tem anotação criminal por comércio de entorpecentes.

De acordo com o boletim policial, o suspeito guardava em casa drogas e armas. O material seria utilizado também na Comunidade Tira-Gosto, área de atuação da facção TCP. Ele está sendo procurado. Foram encontrados 11 tabletes de maconha equivalentes a pouco mais de 15 quilos, além de quase seis quilos de cocaína e 1514 pinos de cocaína.

Os policiais encontraram ainda um revólver calibre 38, munições, balança de precisão, um tonel, material para embalagem e 12 mil pinos vazios. A mãe do acusado foi quem autorizou a revista e disse não saber das atividades ilícitas do filho. Ela foi levada para a 146ª Delegacia de Polícia Civil, em Guarus, onde prestou depoimento como testemunha.
Fonte Terceira Via

Prefeitura de Campos confirma 12 novos casos de Covid-19

Desde o início da pandemia, o Município já contabilizou 19.767 infecções pelo novo coronavírus



Centro de Controle e Combate ao Coronavírus Unidade de Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos dos Goytacazes)

A Prefeitura de Campos divulgou, nesta segunda-feira (8), a confirmação de 12 novos casos de Covid-19.

Não houve alteração no número de mortes. Desde o início da pandemia, o Município já contabilizou 19.767 pelo novo coronavírus. Deste total, 17.509 pacientes já estão recuperados.

O Município está na Fase Amarela, ou seja, nível 3 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais.

A orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde é que a população sega as recomendações de distanciamento social, evitando ambientes com aglomerações, manter os cuidados de prevenção, como lavar bem as mãos, usar máscara e álcool 70%.

Boletim Coronavírus (08/02/2021)
Confirmados: 19.767
Recuperados: 17.509
Óbitos confirmados: 687
Síndrome Gripal (SG): 49.564
Número de internações com Síndrome respiratória aguda grave (SRAG): 2.763

Fonte: Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Forças de Segurança resgatam quatro corpos e dois deles são reconhecidos como tripulantes de lancha desaparecida

Buscas aéreas e marítimas serão retomadas nesta terça-feira, 10º dia de trabalho da FAB e da Marinha no mar da região



Buscas entraram no nono dia, nesta segunda (Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil)

Em nove dias de buscas aos cinco tripulantes de uma lancha desaparecida no mar da região, completados nesta segunda-feira (8), quatro corpos foram localizados e dois deles já estão reconhecidos. Outros dois corpos aguardam reconhecimento no Instituto Médico Legal (IML) de Macaé. Na manhã desta segunda, uma embarcação pesqueira recolheu um freezer que a Marinha acredita ser da lancha desaparecida “O Maestro”. O objeto foi localizado pela manhã, a cerca de 7,5 milhas náuticas (ou 14 km) do Farol de São Thomé.

De acordo com o Departamento-Geral de Polícia Técnico-Científica (DGPTC) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, as fichas de registro civil dos cinco tripulantes da embarcação chegaram do Instituto de Identificação do Ceará para auxiliar no reconhecimento. Os peritos já identificaram os corpos do pescador Wilson Martins dos Santos e do proprietário da lancha perdida, o empresário Ricardo José Kirst.

“A Polícia Civil esclarece que devido às condições desfavoráveis dos outros dois cadáveres, será necessária uma intervenção e tratamento do tecido epidérmico para possibilitar a coleta com qualidade suficiente e, desta forma, confirmar as identidades das vítimas. Todos os familiares já foram comunicados”, disse o órgão em nota.


Freezer vertical foi encontrado por barco pesqueiro (Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil)

Ainda segundo a Marinha do Brasil, até o momento, os navios e aeronaves empregados nas buscas realizaram varredura em uma área de mais de 84.623 km², percorrendo uma faixa litorânea entre o Porto do Açu, em São João da Barra, e a Restinga da Marambaia (RJ), com um afastamento de até 90 km da costa.

A Operação de Busca e Salvamento (SAR) aos tripulantes da embarcação “O Maestro”, coordenada pelo Salvamar Sueste, conta com a participação direta de 240 militares, tripulantes do Navio-Patrulha (NPa) “Macaé”, Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Purus”, Navio Oceanográfico (NOc) “Antares”, Navio-Patrulha Oceânico (NApOc) “Amazonas”, aeronaves Sea Hawk SH-16 e Esquilo UH-12, da MB, e P-95A, da Força Aérea Brasileira (FAB).


Buscas seguem por mar e ar (Foto: Divulgação/ Marinha do Brasil)

Desaparecimento
O último contato da embarcação com um familiar foi na sexta-feira (29), quando um dos viajantes relatou à esposa que as condições do mar eram ruins e que roupas e comidas estavam molhadas. A Marinha do Brasil recebeu o chamado de socorro no domingo (31) e faz buscas com navio-patrulha e duas aeronaves na tentativa de encontrar o grupo. Também foi feito o alerta para embarcações na área onde eles fizeram o último contato. Por enquanto, nenhum sinal da embarcação ou dos tripulantes foi localizado.

Estavam na embarcação Ricardo José Kirst, Domingos Savio Ribeiro (empresário), Guilherme Ambrósio de Oliveira (comandante), José Cláudio de Souza Vieira (mestre de máquina) e Wilson Martins dos Santos (pescador). Ricardo havia ido ao Rio de Janeiro com amigos comprar e receber a lancha e eles voltavam a Fortaleza (onde moravam) pelo mar.
Fonte Terceira Via

Cervejaria oferece auxílio de até R$ 255 para ambulante que não vai trabalhar no carnaval; veja como se cadastrar

Sem blocos e desfiles no carnaval, trabalhadores ficarão sem renda Foto: Ana Branco / Agência O Globo

A cervejaria Ambev criou um site para dar um auxílio de até R$ 255 para ambulantes que não conseguirem trabalhar durante o carnaval, devido à suspensão das festas pela pandemia. Para isso, a empresa criou um site chamado Ajude um Ambulante e pretende amparar aproximadamente 20 mil trabalhadores. Para receber o benefício, os vendedores precisam se cadastrar e comprovar que exerceram a atividade em carnavais passados.

Ao concluir o cadastro, o ambulante já receberá uma ajuda de custo de R$ 150 e um código próprio para divulgar aos amigos e aos clientes, para que eles peçam suas cervejas em casa durante o carnaval.

A cada utilização desse código em qualquer compra de produtos da Ambev e no aplicativo de entrega de cervejas Zé Delivery, a cervejaria vai doar R$ 5 para o ambulante, com um limite de 20 utilizações do cupom por CPF cadastrado.

Além disso, caso o inscrito participe de um curso sobre consumo responsável, receberá R$ 5 adicionais. Para evitar fraudes, os ambulantes precisam comprovar que exerceram a atividade em carnavais anteriores. Os nomes dos participantes e os cupons estarão disponíveis para consulta no site Ajude um Ambulante entre os dias 11 de 21 deste mês.

O cancelamento de festejos, blocos de rua e desfiles de carnaval está deixando milhares de trabalhadores sem uma das principais fontes de renda no ano. Há seis anos atuando como ambulante no carnaval do Rio, o técnico de refrigeração e manutenção Edmilson Silva dos Santos, de 41 anos, está preocupado com a falta de trabalho e de dinheiro. Ele contava com as vendas durante o carnaval para pagar o valor do aluguel e comprar produtos essenciais para casa e para sua filha:

— Eu me programava para percorrer cinco ou seis a blocos de rua por dia no carnaval. Chegava a ganhar uma média de R$ 1.500. É um dinheiro que vai fazer muita falta, ainda mais porque a oferta de trabalho diminuiu. Cansei de dormir na fila, na Gamboa, para fazer a inscrição e trabalhar. Trabalhava com gosto — lamenta Santos, que foi um dos primeiros fazer o cadastro para receber a ajuda de custo da Ambev.

Somente no município do Rio, mais de dez mil ambulantes receberam o cadastro oficial da prefeitura para trabalhar no carnaval em 2020.

— Os ambulantes sempre estiveram com a gente e com os nossos consumidores nos carnavais, e neste ano não podia ser diferente. Estamos muito felizes de poder ajudar — afirma o diretor-presidente da Ambev, Jean Jereissati.
Confira como receber o auxílio

O cadastro para o movimento Ajude um Ambulante deve ser feito no site da plataforma (www.ajudeumambulante.com.br) até o dia 17 de fevereiro. Lá, é preciso preencher um formulário com nome completo, CPF, data de nascimento, número do celular, e-mail, cidade e estado de residência.

Além disso, é preciso anexar um documento que comprove o trabalho como ambulante em carnavais de anos anteriores nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Olinda (PE), Florianópolis (SC) e Brasília (DF).

O documento pode ser um Termo de Permissão, uma autorização da prefeitura, uma licença para ambulante, um comprovante de cadastramento de ambulante ou credenciais dos carnavais 2019 ou 2020.

Depois de preenchido e enviado o formulário, é preciso aguardar a confirmação dos dados, o que pode durar até dois dias úteis. Caso os dados sejam aprovados, a confirmação chegará via e-mail e SMS.

Depois de aprovado o cadastro, é preciso abrir uma conta digital na Donus, uma empresa de serviços financeiros da Ambev. É por meio dessa conta que o valor da doação será recebido.

Com o cadastro e a conta aberta, o vendedor ambulante já garante o recebimento de R$ 150. De acordo com a empresa, este valor estará disponível em até 30 dias úteis após a data de encerramento do movimento, no dia 21 de fevereiro.
Cupom para o Zé Delivery

Assim que o cadastro for concluído, o vendedor ambulante receberá, por e-mail ou SMS, um cupom exclusivo para o aplicativo de bebidas Zé Delivery, que deverá ser compartilhado com consumidores. Cada vez que o código for utilizado em uma compra no app, serão creditados mais R$ 5 além dos R$ 150 garantidos.

Quanto mais pessoas utilizarem o código, maior será o valor arrecadado. Porém, há um limite de 20 utilizações, ou seja, R$ 100. A Ambev oferece ainda um curso profissionalizante sobre consumo responsável de álcool, chamado Curso Boto Fé. Os ambulantes que concluírem os quatro módulos de aulas e retirarem o certificado de conclusão ganharão mais R$ 5.

Assim como no valor inicial, a Ambev afirma que o bônus referente aos cupons utilizados estará disponível na conta Donus em até 30 dias úteis após a data de encerramento do movimento, no dia 21 de fevereiro.
Fonte Extra

Variante do coronavírus preocupa, mas vacinação não deve ser interrompida no Brasil, dizem pesquisadores

Vacinação contra a Covid-19 é feita com doses do imunizante da AstraZeneca e da CoronaVac Foto: Márcia Foletto/27.01.2021

Rafael Garcia

O Brasil precisa entender melhor qual impacto a circulação de uma variante do novo coronavírus tem sobre a eficácia das vacinas em uso no país, mas o risco de esse subtipo do Sars-Cov-2 atrapalhar a imunidade coletiva não justifica qualquer interrupção na campanha de imunização contra a Covid-19 iniciada em 17 de janeiro, afirmam pesquisadores.

O debate sobre a P.1, a linhagem do novo coronavírus que emergiu em Manaus (AM) e já chegou a outros estados do país, ganhou força depois que uma outra variante, a B1.351, mostrou-se capaz de reinfectar alguns pacientes imunizados com a vacina da Univesidade de Oxford/AstraZeneca na África do Sul. No domingo, o país africano decidiu interromper a aplicação do imunizante, um dos dois em uso no Brasil — o outro é a CoronaVac. Como essas duas linhagens têm características genéticas semelhantes, a preocupação foi imediata.

— Se estamos vendo essa redução de eficácia da vacina da África do Sul, provavelmente poderemos ver algo semelhante com a nossa variante no Brasil — afirma Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas, nos EUA, que, no entanto, não acredita que a suspensão do uso da vacina de Oxford seria uma estratégia adequada no Brasil por não haver muitas outras opções disponíveis aqui. — Eles não suspenderam a vacinação com a ideia de que é melhor nem vacinar. Eles suspenderam para avaliar a estrategia que vão ter a partir de agora, porque eles acabaram de comprar 20 milhões de doses da vacina da Pfizer.

A África do Sul está avaliando usar a vacina da AstraZeneca em áreas rurais, onde a B1.351 não está muito disseminada, e usar outra nos grandes centros, onde há presença grande da variante. Ainda não há uma pesquisa conclusiva sobre o quanto a vacina inglesa gera de imunidade contra o coronavírus P.1, mas a empresa farmacêutica diz que já está fazendo testes. Cientistas ouvidos pelo EXTRA afirmam que um dado relevante sobre a resposta do imunizante à variante sul-africana é que ele continua protegendo relativamente bem os pacientes contra casos graves, internações e óbitos, ajudando assim a reduzir a mortalidade da doença.

Representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) declararam ontem crer que há “um excesso de pessimismo em relação ao imunizante da AstraZeneca”, uma das principais apostas da entidade desde o início do seu desenvolvimento.

— Esta vacina é parte importante da resposta global à atual pandemia —disse Richard Hatchett, coordenador do consórcio Covax Facility, ligado à OMS. — É absolutamente crucial usar as ferramentas de que dispomos da forma mais eficaz possível.

Paralelamente à investigação sobre eficácia das vacinas, em Porto Alegre (RS), cientistas estudam o soro de pessoas que tiveram Covid-19 para saber se elas são propensas a contrair as novas cepas se forem expostas às variantes.

— A gente está testando a imunidade dos pacientes que tiveram coronavírus entre julho e setembro (com a cepa original), depois vamos testá-los contra a P.1 do Amazonas e contra uma variante que emergiu aqui no Rio Grande do Sul — disse ao EXTRA a imunologista Cristina Bonorino, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre UFCSPA).

O trabalho da pesquisadora do Rio Grande do Sul não deve sanar a dúvida sobre se a vacina protege contra a nova cepa. Caso a reinfeção seja possível, porém, ela compromete o status de imunidade das dezenas de milhões de pessoas com histórico de infecção no Brasil e que hoje são contabilizadas dentro do quinhão de imunidade de rebanho, apesar de ainda não se saber ao certo quanto tempo dura a imunidade obtida de forma natural.

Para o infectologista Júlio Croda, ex-diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, a pasta não está sabendo articular a resposta à emergência da cepa P.1. Ele afirma que as pesquisas para avaliar a eficácia da vacina contra essa variante já deveriam estar prontas, e o Brasil deveria fazer o mesmo em relação à CoronaVac:

— Existe uma perda de capacidade técnica do ministério de responder a essas perguntas. E a gente está perdendo muito tempo. Para as outras variantes de impacto, da África do Sul e do Reino Unido, esses estudos já foram feitos pelo menos in vitro.

Segundo pesquisadores, enquanto não há resposta sobre o impacto das novas variantes, é importante que as medidas de distanciamento social e higiene sejam ampliadas.

— A gente precisa agora vacinar mais rápido o maior número de pessoas, reduzir a transmissão — diz Denise Garrett, do Instituto Sabin.
Fonte Extra

Prefeito Wladimir divulga pagamento de salários de servidores

O comunicado foi realizado por meio de sua rede social nesta segunda-feira; quitação acontece a partir desta terça



Prefeito Wladimir Garotinho em dia de posse (Foto: Arquivo/Ilustração)

O prefeito Wladimir Garotinho (PSD) divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (8) que pagará os salários dos servidores públicos durante esta semana. O anúncio foi apresentado em suas redes sociais. isto ocorreu após reunião com representantes do funcionalismo municipal, incluindo RPA´s.

De acordo com a publicação de Wladimir, os servidores da Educação receberão nesta terça-feira (9). Já os aposentados deverão ser pagos na quarta-feira (10). Os servidores de outras áreas da Prefeitura de Campos receberão na quinta-feira (11). Na sexta-feira (12) será a vez dos trabalhadores do regime de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

A presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep), Elaine Leão, participou da reunião com o prefeito Wladimir. Apesar da definição do pagamento dos salários de janeiro, resta ainda o débito do décimo terceiro salário dos servidores referente ao ano de 2020, e que ainda não foi pago pelo governo.

“Este tema do décimo terceiro fará parte de uma outra pauta. Está marcada para o dia 25 uma nova reunião para definir o pagamento desses salários atrasados dos servidores”, adiantou Elaine.
Fonte Terceira Via

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Durante o carnaval prefeitura dará ponto facultativo em Presidente Kennedy

Da Redação

Considerando o tradicional período de Carnaval, a Prefeitura de Presidente Kennedy decretou ponto facultativo para os servidores municipais nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O expediente em todas as repartições públicas municipais voltará ao atendimento normal na quinta-feira, dia 18.

Os ônibus do TransKennedy não estarão disponíveis neste período, voltando aos itinerários e horários normais também na quinta(18).

Como o município é considerado pelo Governo do Estado como “risco moderado” de contaminação por coronavírus, o ponto facultativo servirá também para aumentar o índice de isolamento social. Por isso, é importante que nestas datas as pessoas permaneçam em suas casas e só saiam em casos de necessidade.

Serviços essenciais mantidos. Confira:

- O Pronto Atendimento Municipal 24h e o Centro de Atendimento Exclusivo para doenças respiratórias e sintomas gripais– funcionam normalmente - Emergências: 0800 020 1166;

- A Defesa Civil estará em plantão 24h;

- O Conselho Tutelar de Presidente Kennedy estará em plantão;

- Guarda Municipal (28) 3535 – 1116 – Disk Guarda 153;

- Os serviços de varrição serão mantidos nas principais vias do município, assim como a coleta de lixo domiciliar;
Fonte Kennedy em dia

Acidente com ônibus do Transkennedy deixa feridos no interior de Presidente Kennedy

Da Redação


Um acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (8), no interior de Presidente Kennedy envolvendo um ônibus do transkennedy.

Segundo informações, o ônibus seguia fazendo seu trajeto quando na comunidade de Campinas, derrapou na pista e tombou às margens da via. A suspeita é que o ônibus tenha saído da pista devido a via está escorregadia após as chuvas dos últimos dias que tem caído no município.

Passageiros estavam no ônibus e ficaram feridos. A informação é que não houve feridos graves.

Todos foram atendidos pela equipe médica do pronto atendimento Municipal de Presidente Kennedy.

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar atenderam a ocorrência.



Fonte Kennedy em dia